DUAS PALAVRAS VÃO ACABAR COM ESTA CRISE

Nestes duros tempos de vacas magras, muito se fala sobre como podemos sobreviver desta crise. Eu tenho a solução, por incrível que possa parecer. Duas palavras mudarão o jogo e farão tudo ficar bem: confiança mútua. Sabem aquela história do "fio do bigode" que nossos avós falavam? Um tempo em que as pessoas se confiavam mutuamente e a palavra valia mais que qualquer papel assinado ou qualquer documento registrado em cartório. Precisamos voltar a confiar em nós mesmos, a confiar nos nossos companheiros (e eles na gente), confiar nos nossos pais (e eles na gente), confiar nos nossos filhos (e eles na gente), confiar nos nossos parentes (e eles na gente), confiar nos nossos amigos (e eles na gente), confiar nos nossos vizinhos (e eles na gente), confiar nos nossos patrões (e eles na gente), confiar nos nossos funcionários (e eles na gente), confiar nas pessoas que acabamos de conhecer (e elas na gente), confiar nos nossos governantes e políticos em geral (e eles na gente), confiar nos médicos, advogados, engenheiros, lojistas, motoristas de táxi, feirantes, juízes, delegados, porteiros dos nossos prédios, carcereiros, servidores públicos em geral, pipoqueiros, jardineiros, pintores de parede, pedreiros, encanadores, bombeiros, enfermeiros, padres, rabinos, pastores, pais de santo, pilotos, até em Deus (e Ele na gente). Enfim, confiar em todo mundo e todo mundo confiar na gente. Mas não uma confiança cega, incauta, que faça vista grossa para as falcatruas da vida: mas uma confiança mútua baseada no jogo limpo, na solidariedade, no respeito, na ética, no rigoroso cumprimento da lei. Uma confiança mútua que privilegie o bem comum, a sustentabilidade, o respeito à natureza e que preserve este planeta da melhor forma. Um respeito mútuo sem ganância extrema, sem ambição extrema, sem só pensar no lucro individual como única razão de acordar todas manhãs. Assim todos viverão melhor, com toda certeza. Se você também pensa que algo assim poderá ser bom pra todos nós, abrace também esta causa e compartilhe esta proposta entre seus amigos.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 03/07/2016
Reeditado em 03/07/2016
Código do texto: T5686469
Classificação de conteúdo: seguro