COMPOSIÇAO

Ao ultimo toque do sinal a mestra entra e fecha porta. Os alunos já acomodados em suas carteiras estão aguardando o inicio da aula. Estão ansiosos, talvez até nervosos, pois hoje será realizada a prova do semestre daquela turma de oitava série. A professora parece estar mais seria que de costume, quando entrega aos alunos a folha onde deverão fazer a composição, com tema livre, mas que valerá a nota total da prova.

Maria Clara, remexe-se na cadeira, morde a ponta do lápis, e a exemplo dos colegas procura a concentração tão necessária naquele momento. O fato da mestra deixar o tema livre, abre um leque de ideias, que podem ajudar ou confundir a mente dos jovens .

A menina lembra da sua casa, e decide fazer a composição falando desse lugar onde nasceu, que ama tanto e onde curte o fim da infância. Pensa na goiabeira, sempre cheia de pássaros, que vem bicar as goiabas madurinhas. Pensa no gostoso de subir nos pés de goiaba, e poder brincar encima de seus galhos, avistando, ao longe os laranjais carregados da fruta madura.

Pensa no pequeno arroio que circunda a casa, com sua leve correnteza. Porém raso, permitindo as crianças brincarem e tomarem banho sem perigo algum. Pensa no claro da agua, com pedras roliças ao fundo, porem escorregadias.

Maria Clara vai lembrando e escrevendo, lembrando e compondo. Lembra das pereiras e na euforia da meninada ao procurar a fruta caída pelo vento, no meio da grama molhada. Os temporais sempre derrubam muitas peras.

Pensa na grande porteira, muito difícil de fechar, mas quando fechada representa a segurança da família.

A ação está composta. Maria Clara entrega a composição. Está feliz por poder descrever o ambiente em que vive. Está feliz por poder viver nesse ambiente. Tão feliz que escolhe o título da composição: "Onde mora minha felicidade"!!!

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 05/07/2016
Reeditado em 06/07/2016
Código do texto: T5688716
Classificação de conteúdo: seguro