Sobre o amor e em respeito a Ele

"Se o homem soubesse as vantagens de

ser bom, seria homem de bem por

egoísmo "(Santo Agostinho).

Um significado que a história insistiu em simplificá-lo e banalizá-lo e transformado em simples sentimento. Tendo como vetor a primeira Carta de São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4,7.8). Amor aqui vai muito além de um sentimento. É a imagem e semelhança do Deus Criador que colocou no ser humano sua essência. O amor enxerga porque tem olhar demorado, o amor toca com afetuosa atenção, o amor escuta o que as pessoas querem dizer mesmo quando não dizem, porque compreende. O amor não separa as pessoas por afinidade e não funda minorias. O amor é agente, porque não é estático ele provoca, impele e modifica. São Paulo em sua apologia na Primeira Carta ao povo de Corinto eleva o amor a excelência da Caridade que em princípio não é filantropia ou humanitarismo: Como amar a Deus se não ama o próximo? Jesus é o mais puro e sublime amor de Deus. Jesus é paciente e bondoso. Jesus não é invejoso, orgulhoso, escandaloso ou rancoroso. Porque não buscou jamais seus próprios interesses, mas os do Pai. Nunca se foi indiferente a injustiça ou a mentira, porque Ele é todo verdade. Ele a tudo perdoa, e porque acreditou tudo suportou. Amar custa caro porque é preciso vencer as barreiras do egoísmo, abandonar a nós mesmos, Segundo ensino de S. Tomás de Aquino, todos os pecados capitais brotam de um amor-próprio desordenado, que nos impede de amar a Deus acima de tudo e de todos e nos inclina a nos afastarmos d'Ele. O caminho de amor é caminho de cruz, é caminho de Jesus!

James Assaf
Enviado por James Assaf em 07/07/2016
Reeditado em 07/07/2016
Código do texto: T5690686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.