INDO EMBORA DO BRASIL

Gonçalves Dias foi um grande poeta, carioca, filho de um português que se engraçou por uma mestiça cafuza (filho de negro com índio) e que embora não tivessem casados oficialmente viveram um flerte avassalador de onde nasceu o futuro poeta, expoente do romantismo do século XIX.

Gonçalves ainda jovem foi estudar em Portugal onde terminou o secundário e formou-se em Direito. Apaixonado pelo Brasil e pelo fato de estar tanto tempo fora decide voltar à pátria amada tamanha era a saudade aprisionada em seu coração. Tanto foi que um dos seus poemas mais famosos foi justamente o que relata as maravilhas de sua terra natal, a Canção do Exílio. Aquele que começa assim:

“Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá “

Qualquer pessoa que tenha prestado o vestibular pelo menos uma vez conhece.

Os tempos mudaram.

Coisa interessante está acontecendo hoje em dia e que demonstra o estado lastimável em que nosso país se encontra: Os brasileiros desistiram do Brasil. O que era a vontade de mudar transformou-se em vontade de se mudar. As pessoas querem ir embora daqui.

Nunca se ouviu tantas pessoas falarem em ir embora para um país melhor, mais civilizado, com menos violência, melhor educação, saúde , essas coisa banais que são artigos de luxo por aqui.

Segundo informações da receita federal , em 2015 , mais de 13 mil brasileiros pediram a saída definitiva do país e deram no pé. Este número aumenta a cada ano.

De todos que vão embora pouquíssimos se arrependem.

Tom Jobim na época da ditadura disse que a melhor saída do Brasil era o aeroporto do Galeão, hoje por ironia ele virou nome de aeroporto. Não estava de todo errado, 40 anos depois muitas pessoa pensam como ele.

É a nova realidade que provoca este tipo de atitude. Situações drásticas induzem a decisões drásticas, ir embora, talvez a melhor solução.

Assim como os nigerianos, os sírios, os turcos, refugiados de seus próprios países por não lhes darem condições mínimas de ali permanecerem, os brasileiros debandam aos milhares na busca de uma condição de vida menos desumana, encontrar uma realidade menos cruel em outras plagas.

O que era uma opção de jovens solteiros que saiam do Brasil para viver uma aventura e de lambuja aprender um novo idioma se torna uma decisão de famílias inteiras que buscam nesta mudança encontrar aquilo que aqui não encontraram: A possibilidade de viver uma vida digna de ser vivida. A dignidade é artigo de luxo nos dias de hoje.

Poucos vão pra fora tentando ficar milionários, a maioria vai com pretensões bem mais simples e realistas, buscam segurança, saúde, educação, estabilidade para uma vida tranqüila. Aquilo que não encontraram por aqui.

Gonçalves Dias, hoje, talvez pensasse duas vezes antes de querer voltar para a terra das palmeiras e dos sabiás.