Ainda é possível ser feliz

Cada um de nós quer ser feliz e isso resulta em um grande número de objetivos como: sucesso social, profissional, familiar ou quem sabe, a aquisição de um Porsche vermelho, de um... Se formos pensar logo percebemos que basicamente, todos querem encontrar um grande amor e sentir que a felicidade faz a diferença. Algumas pessoas pensam que a felicidade não é para elas; que ser feliz é um estado de espírito que pode evoluir (como a memória), mas o que muitas pessoas não sabem é que todo mundo tem a sua chance. Não temos que imaginar que a felicidade esteja só nos outros, ela está também em nós. Somos nosso primeiro amigo e não podemos achar que somos nosso primeiro inimigo.

Sejamos cautelosos com pessoas 'dissipadoras de energia' que muitas vezes cruzamos pelas estradas da vida. Tais pessoas são aquelas que descarregam seus problemas e pensamentos negativos sobre nós, depois, partem aliviadas enquanto nossa moral cai para zero, ou então, são pessoas que passam o tempo a nos culpar sob o pretexto de nos ajudar. A vida é muito curta e não podemos deixar que ela se envenene: temos que optar por ouvir essas pessoas somente se quisermos e não podemos jamais nos submeter a elas.

Não se pode também esperar a felicidade a partir do conselho dos outros, pois seus objetivos, suas motivações ou seus recursos são pessoais e não são adaptáveis a nossa personalidade e/ou a nossa situação. Uma pessoa lhe aconselha a se oferecer uma boa massagem em um Instituto de Beleza, outra lhe aconselha comprar um animal de estimação; seu vizinho pode se sentir feliz quando passeia em uma moto; sua vizinha também fica feliz quando ela faz uma sobremesa deliciosa para alguém, mas essas atitudes podem não ser adequadas para o seu caso.

Se você não se sentir feliz copiando as ideias dos outros vai se sentir seguramente frustrado! Alguém diz que é mais feliz do que você e que está disposto a ajudá-lo a relativizar suas preocupações. Esse alguém pode estar com uma boa intenção, mas a infelicidade também não se mede matematicamente e seu propósito será raramente eficaz, exceto para acentuar seu eventual sentimento de culpa. Não podemos esquecer que ninguém pode viver a vida do outro em seu lugar e isso é válido nos dois sentidos (aconselhante e aconselhado). Evitar a companhia de pessoas negativas é muito útil, mas é preciso também saber identificar os sentimentos negativos que parasitam e contradizem nosso desejo de ser feliz.

Observe com atenção na memória os sentimentos de culpa, de inferioridade, de ressentimentos ou de raiva (essa lista pode ser extensa). É preciso ter em mente que não podemos mudar certas coisas da vida (desemprego, doença, luto,...), mas podemos mudar a forma de projetarmos nosso olhar sobre elas. Temos que ter em mente o fato de que nossos pensamentos não são reais, mas que muitas vezes o criamos e o tornamos real, por exemplo: achar que vamos perder algo tem por efeito nos irritar e nos fazer efetivamente perder e reforçar a partir daí nossa certeza de ser nulo. É por isso que muitos métodos para aprender a ser feliz recomendam ter sempre em mente pensamentos positivos.

Geralmente, três terços dos nossos pensamentos estão enraizados no passado, um pequeno terço sonha com o futuro e os pensamentos em relação ao presente são praticamente inexistentes. É sempre por essa razão que muitas vezes passamos despercebidos de pequenos prazeres da vida, os quais, os métodos recomendados aconselham-nos a degustá-los.

É muito mais positivo pensar em viver os segundos presentes, mas se quisermos ainda pensar sobre o passado, que seja somente para tirar proveito e não para ter arrependimentos desnecessários, já que o passado faz parte daquilo que não podemos mais mudar. E sempre em relação ao nosso passado não podemos esquecer que só desenvolveremos nossa capacidade de ser feliz se aprendermos a perdoar os outros e a nos perdoar também! Perdoar não significa esquecer, mas aceitar que o passado não pode ser alterado e depois decidir ir em frente. Podemos, no entanto, olhar o passado para medir o caminho percorrido para tentar ser outra vez feliz, e isso é o que esquecemos de fazer quando alcançamos um objetivo. É claro que todos os gurus dirão sempre que a felicidade consiste no desenvolvimento da capacidade de se concentrar nas coisas que tem sentido, em vez de se concentrar em bens materiais.

Aguardando descobrir e estudar as técnicas elaboradas que irão alimentar a nossa capacidade de ser feliz, podemos simplesmente, desde agora escolher rir ou fazer pouco caso como por exemplo: a cada dia ou a cada noite fazer um balanço dos momentos felizes que já vivenciamos em vez de ficar relembrando todos os nossos problemas. Penso que isso já será um bom ponto de partida para a felicidade!

Aronedla
Enviado por Aronedla em 12/07/2016
Código do texto: T5695403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.