espelho-2.jpg
          A OUTRA FACE  DO ESPELHO .

     É  provável que muitos e muitas considerem o espelho como um dos nossos melhores  amigos, aliados,  quem  sabe até  uma  das  grandes invenções da humanidade . 
    
Não  tenho nenhuma condição de discordar  já que vivemos num mundo movido pela vaidade e egoísmo desenfreado então ,  é perfeitamente natural que a humanidade ainda tenha que continuar dependendo e muito e cada vez mais dos espelhos .  Como disse antes, nada contra .
   
Entretanto, não me lembro de ter lido ou ouvido qualquer  comentário sobre a outra face do espelho, aquela mesma que esconde nossos defeitos, as imperfeições e que jamais mostra o que e quem realmente somos . 
   
Não é difícil  disfarçar rugas, carregar na maquiagem e exagerar nos batons ofuscantes, já que o espelho quase  sempre aprova.  Não é difícil gastar  horas preciosas e litros de xampu cuidando dos cabelos,  das tranças e dos bigodes mas entretanto, o tempo é cada vez mais escasso para cuidarmos do nosso interior, identificar e entender nossas fraquezas e defeitos  e é aí ou é pra isso que serve a outra face do espelho .
    
É bom  lembrar ,  para que não fique nenhuma dúvida ,   que os dois lados são sinceros embora a parte que reflete tenha certa tendência a nos enganar, iludir e apresentar muitas coisas que só nossos olhos preferem ver mas, entretanto, a beleza que o espelho reflete ,  muitas das vezes completamente ilusória e passageira ,  não diz a verdade a   quem possamos despertar interesse e muito menos a nós mesmos .
    
Aprendi ,  ou melhor, continuo aprendendo a olhar para o meu espelho procurando também enxergar o que ele não me mostra  e então , inevitavelmente surge  uma enxurrada de questões como por exemplo  , como ando tratando as pessoas ? O quanto tenho sido sincero comigo mesmo e com os outros ? Até onde posso chegar e na verdade, qual é o tamanho da minha força ? 
   
Estas e outras incontáveis perguntas  se apresentam na face oculta do espelho, aquela mesma que não damos nenhuma importância e que fazemos o possível para que continue escondida. 
   
É claro  que quem comigo convive não consegue me ver  a fundo . Talvez nem eu mesmo me conheça realmente bem . Entretanto, o que muito me incomoda e aí não tenho certeza se é defeito ou virtude ,  é quando confundem o que falo, não entendem minhas atitudes e fazem uma idéia completamente errada do que  penso, sinto e das minha intenções .

    Não posso deixar de citar que não sou nenhum santo, que sou absolutamente imperfeito mas, uma coisa que me consola e conforta é que pelo menos a sinceridade é minha amiga íntima , tão amiga quanto a outra face do espelho...


                         *********

                  ...dedico esta crônica a uma amiga poetisa  que gosto muito , que tenho profundo respeito e admiração e que certa vez disse que tenho um "ninho de conquistas"...







(...imagem google...)

 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 15/07/2016
Código do texto: T5698788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.