UM XINGAMENTO DIFERENTE

Fui ver meu time jogar numa tarde deste frio inverno. Só troquei o aconchego da poltrona e a tela a mostrar jogos de mais categoria porque este tricolor, vovô do futebol brasileiro, o Sport Club Rio Grande, mesmo numa divisão da qual não há outra embaixo, é meu amor antigo. Desde os tempos de guri, lá estava eu a torcer pelo mais velho. Já enfrentava o frio para vê-lo. Então, dentro destas minhas quase oito décadas, pensei que sabia tudo sobre xingamento ao árbitro, aos bandeirinhas, aos quais são sempre mandado lembranças as suas famílias, mamães, madrinhas e ainda, todos os derivados dos termos ladrão, cara de pau e tantos mais. Porém, nunca tinha me ocorrido ouvir um xingamento como o desta vez. Quando meu tricolor tomou um gol, daqueles irregulares, em total impedimento, justo do atacante que estava muito próximo do bandeirinha, logo ali, ao seu lado e ele nada marcou, então, veio na hora, da torcida, uma xingação moderna... moderníssima: “Larga essa bandeira deputado cara de pau... qual é a tua senador descarado....”

Surpreso com o quadro fiquei a pensar: No meu tempo de guri só me ensinavam... / A Pátria amar é de todos o dever.../ lá estava o verso no antigo hino, do Colégio, o excelente São Francisco.

A que ponto chegamos... qual o valor de ser íntegro? No dito popular, “cada povo tem o governo que merece”, que dúvida cruel, à luz desta máxima, pensar em avaliar este Gigante. Com o correr dos anos, honestidade, amor à Pátria, honradez, integridade e tantas qualidades outras dos políticos fluíram envoltas pela corrente volumosa de um imenso rio lamacento de corrupção e formaram um oceano de degradação que, a sobrarem mínimas gotas de alguma sensatez, desta transição em que o País está, queira Deus, sejam bem herdadas por futuras gerações, que possam fazer, com verdadeira brasilidade, este Gigante tentar ser realmente o “ florão da América” .

Marcos Costa Filho
Enviado por Marcos Costa Filho em 17/07/2016
Código do texto: T5700934
Classificação de conteúdo: seguro