Autoestima

Eu entendo que a autoestima é como se fosse o índice de valoração que uma determinada pessoa tem em relação à confiança, respeito e amor de si própria. Esses valores podem ser formados com fatores educacionais, psicológicos, sociais e culturais.

Essa palavra tem um poder muito alto para a manutenção da sua felicidade. Se ela estar lá em cima, estamos todos sorridentes, mas em compensação se ela estiver lá em baixo, conforme a situação desejamos até a morte.

Se a nossa autoestima insistir em andar lá em baixo, podemos ser acometido de uma terrível depressão. Recordo-me, há 15 anos fui acometido de uma terrível depressão devido um acidente que culminou com a morte de 3 amigos meus de trabalho. Na época eu trabalhava numa companhia de aços inoxidáveis na região do Vale do Aço, em Timóteo, MG. Foi uma cena triste, houve uma explosão e eles não resistiram, e cheguei a presenciar um deles morto no chão. Aquela cena foi muito chocante, e eu fiquei emocionalmente muito abalado. Essa situação acabou culminando com o meu afastamento da empresa e consequentemente com a minha aposentadoria dois anos mais tarde.

Nessa época fui acometido de uma terrível depressão e pude constatar na minha pele como é de fundamental importância nossa autoestima estar lá em cima. Além de ter comprometido minha autoestima, acrescentou-se, ansiedade, fadiga, irritabilidade, desânimo, lentidão no raciocínio, disenterias. Mas vamos nos apegar ao fator baixa autoestima. Quando a nossa autoestima estar lá em baixo, a vida parece perder o sentindo. É como se a vida perdesse todo o brilho, e de repente tudo torna-se cinza, o colorido da natureza, da vida, tudo vai embora. Os ideais são cessados, a insegurança se torna evidente na vida e o futuro fica incerto. É como se eu estivesse escutando ainda agora nesse exato momento, as pessoas dizerem por que você fica assim deprimido, pra baixo, tem um bom emprego, tem uma situação financeira boa, tem casa, família, como se esses fatores pudessem neutralizar a depressão e evitar que sua autoestima ficasse baixa. Fiquei totalmente recluso do convívio com a sociedade, isolei-me no meu quarto, não tinha ânimo pra alimentar, não fazia a barba, as minhas noites eram acometidas de terrível insônia e cheguei ao ponto de ficar 7 dias sem tomar banho, escovar dentes, só deitado na cama. Algum leitor pode pensar assim, como um sujeito pode ficar tanto tempo sem tomar banho, deve ser um sujismundo. Mas a verdade é que quando sua autoestima estar lá em baixo, costumamos perder totalmente o interesse pela vida. Quantas vezes nessa época eu pensava em dar um fim na minha vida, ainda bem que minha fé no Altíssimo era sólida. Quase sempre eu chorava copiosamente.

As vezes podem perguntar por que escrever sobre algo que não vai dar muita motivação de ser lido. Mas como já fui vítima de terrível depressão, vejo que há grande preconceito em relação as pessoas que são acometidas por essa terrível doença. Grande parte das pessoas deprimidas são marginalizadas por parte da sociedade, devido à falta de conhecimento da mesma, costumam dizer que as pessoas são incrédulas, que devem ter algum distúrbio emocional, costumam dizer até que estão possessas, entre outras coisas. Segundo dados da OMS, cerca de 850.000 pessoas suicidam anualmente devido essa enfermidade. A depressão é uma doença como outra qualquer.

Homens que outrora foram usados como instrumentos nas mãos de Deus, em certos momentos da vida foram acometidos de depressão profunda. O que dizer de Elias depois de ter orado fervorosamente, teve sua oração respondida por Deus com o envio de fogo do céu sobre o seu sacrifício ofertado ao Criador, e em seguida viu seus 450 inimigos sendo mortos diante do Todo Poderoso e logo após se viu amedrontado por uma mulher, Jezabel, fugiu para o deserto e pediu a morte pra ele.

Agora em compensação, quando a nossa autoestima estar em alta, tudo é flores, tudo é maravilha, viramos adolescentes. Assim como já fui acometido pela terrível baixa autoestima, fui da mesma forma acometido por imensa autoestima e quando estou assim eu fico tremendamente hilariante. Para o conhecimento dos meus queridos leitores, eu tenho 53 anos, não sou nenhum rapazinho em sua plena forma, a calvície já se tornou notória, aliás, diga-se de passagem, bem marcante, já não temos mais um tanquinho e sim uma máquina de lavar roupa, rs. Os nossos corpos estão em forma de barril, rs. Mas veja o efeito de uma autoestima elevada, eu acordo já cantando, sorridente, amigo do espelho, fico me achando o máximo, chego até a ficar olhando para o espelho e de repente eu digo pra ele, tú és bonito hem cara, pra chegar ao ponto de tal imaginação, só mesmo acometidos por tão grandiosa autoestima. O meu desejo é que todos nós sejamos acometido de uma autoestima grandiosa para que possamos ser mais felizes e vejamos a vida com mais brilho e colorido. Agradeço a todos os leitores pela paciência dispensada para com a minha pessoa e desejo a todos uma bela noite.

Mucuri, BA 17 de julho de 2016.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 17/07/2016
Reeditado em 17/07/2016
Código do texto: T5700961
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.