MULTA POR FAROL APAGADO DE DIA?

Quando o assunto é segurança, sem dúvida (mais ainda) devemos nos predispor a acatar as normas. Entretanto, o fato de emanar de autoridades, não significa dizer que as normas sejam indefectíveis; que não esqueçamos dos velhos extintores! Eram obrigatórios e logo depois de tornarem mais rigorosos, descobriram-nos desnecessários espetacularmente depois de décadas!!

É, antes tarde do que nunca.

Agora, só cá entre nós: O que dizer da lei do farol aceso de dia, a qual entrou em vigor no último dia 08/07/2016, sancionada pelo presidente interino Michel Temer, a Lei 13.290, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, passando a exigir a utilização do farol baixo nas rodovias mesmo durante o dia?

Não pretendo fazer aqui uma longa nem complexa exposição, pois não acredito ser necessária, predominantemente quero fazer algumas perguntas, só pra saber se continuo raciocinando bem:

1. O que acontecerá quando todos estiverem usando, e estiverem acostumados às luzes dos faróis, continuarão chamando a atenção para o fim pretendido? Terá significativa utilidade?

2. Para aquele motorista incapaz de perceber um objeto automotor em deslocamento, com significativo tamanho, geralmente em torno de 2,0X1,5 metros, com mais de um metro de altura, fará mesmo diferença um farol aceso de dia, igual a tantos outros? E para o outro motorista, normalmente atento, preparado para perceber tal objeto, com exame de vista aprovado/em dia e a plena claridade do dia, fará?

3. Milhares de motoristas foram multados por causa dos faróis apagados; os jornais deram conta de três mil num dia em algumas cidades, quase 15 mil em Minas Gerais e este mesmo quantitativo para Florianópolis etc.. Em vista de que, pelo menos no dia anterior a quase totalidade desses mesmos motoristas (e outros milhares) devem ter tido o mesmo comportamento "inadequado", pergunto: Houve a mais, por este direto motivo, quinze, vinte mil acidentes nos dias anteriores? De modo mais absurdo, houve dez acidentes no Brasil inteiro que se possa atribuir a esta causa? Será que houve pelo menos um (1 único)? Se houve deve ter sido com outros motoristas, pois se fosse com esses milhares a probabilidade é que não estivessem no trânsito no dia seguinte, pelo menos a maioria.

"São, em média, 4,7 mil autuações, por dia, nas rodovias federais de norte a sul do Brasil."

Acrescento: Uma fábula de dinheiro!!! Quem lucra com isso?

http://pazehumornotransito.com.br/portal/?p=289

4. Supondo que seja verdade a eficácia do novo procedimento a ponto de alterar o Código de Trânsito, faz mesmo sentido que só seja aplicado nas estradas, visto que um impacto a por exemplo 60km/h, pode ser extremamente grave a um pedestre; uma criança, por exemplo?

5. Em Minas Gerais chegaram a utilizar binóculos especiais para flagrar motoristas com faróis apagados. Binóculos capazes de perceber a infração há uma distância enorme. Pensemos: um binóculo ruim, melhora o alcance da visão em aproximadamente 1km. Considerando que um veículo consegue percorrer com facilidade, um quilômetro em menos de um minuto, terá mesmo efeito significativo a tal norma, visto não se ter conhecimento de qualquer motorista que estaria usando um binóculo desses?

Vou dar uma pista: O binóculo está sendo usado para se ter segurança de que vai multar, esta segurança a sociedade já tem. É o que há de garantido!

Não creio que seja tão fácil responder a estas simples perguntas e se assim for, por que a multa?

Será que empurraram pra nós, uma sociedade-refém de tantas apropriações indébitas, mais alguma conta que precisa ser fechada.

São apenas algumas perguntas para constatar se estou ou não acometido de alguma doença mental!!

Se eu e tanta gente não estivermos, alguém está. Aliás, é engano meu, só os de sanidade perfeita são capazes de tentar tão elaborado e esquisito intento e, ainda assim manter passiva uma sociedade inteira.

É importante esclarecer que uso farol baixo na estrada (de dia) há muitos anos, só não acho que faça sentido pagar uma multa se vier a esquecer, ou simplesmente preferir não usar, em especial em dia ensolarado e isento de chuva. Posso estar errado, mas que não parece, não parece. Pelo menos cá de baixo.

Você que está lendo, já ouviu falar de quantas pessoas envolvidas em acidente de carro porque estava trafegando com o farol baixo desligado de dia, ou porque outro condutor estivesse?

Estranho.

Que sopese: Sou habilitado e estou na estrada há mais de vinte anos, o único "incidente" em que me envolvi (a menos de 60km/h) deu-se por conta de freada brusca e inesperada do motorista que vinha à frente. Dano: um farol. Será que foi a falta deste farol que causou o surgimento desta norma? Tenho certeza de que não sou o único nesta situação. Detalhe, isto foi resolvido entre mim e o outro condutor, portanto, está fora das estatísticas.

Será que minha desconfiança faz sentido?

Tomara os gênios do trânsito brasileiro demorem a descobrir que o som das buzinas são altamente perceptíveis, mesmo quando estamos de costas para a sua fonte!

Que a obrigatoriedade de tantos faróis acesos de dia sirva, pelo menos, para mais iluminar a inteligência e o senso de dignidade, e respeito dos que nos submetem a tal absurdo!

Não vou me surpreender se em breve, um iluminado da engenharia de trânsito vier a descobrir que o sol já faz como ninguém este papel desde a Criação, que tal auxílio é inútil e cancele esta obrigatoriedade.

Antecipo meus aplausos!!!!!!!!

Por favor, se alguém se envolveu em acidente de trânsito por falta de uso do farol aceso de dia, ou se acredita ter conseguido evitar algum por este uso diretamente, encarecidamente imploro que me informe; não me deixem sem dormir.

Me diga, estou doido, ou isso te parece também um abuso de autoridade?

Ah, a quem direito uma só pergunta:

Foi isso mesmo que o senhor pretendia sancionar ilustríssimo Dr., Advogado especialista em Direito Constitucional e presidente interino do Brasil, Sr. Michel Temer??? Foi isso? É somente uma pergunta.

Aliás, o farol dos outros carros tem me servido para lembrar de segurar o bolso, a carteira, o dinheiro: "CUIDADO GENTE, CUIDADO. ACENDAM OS FARÓIS, O ESTADO VEM AÍ!!"

P.S.: Sua opinião me dirá no que devo melhorar. Por favor, deixe um breve comentário na aba comentário. Prometo melhorar. É só clicar na aba COMENTÁRIO (abaixo) e enviar. Obrigado por ter lido e pelo seu comentário.

Veja também: Olimpíada 2016 - Americano pra todo lado!

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5735757

Para demais textos:

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=158984

Adenilson C. da Anunciação

Dennye
Enviado por Dennye em 20/07/2016
Reeditado em 26/08/2016
Código do texto: T5703517
Classificação de conteúdo: seguro