QUAL A MELHOR MANEIRA DE DIZER ISSO?

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Em “O Burguês Fidalgo” (Le BourgeoisGentilhomme), Molière ridiculariza a burguesia do século XVII. Num dos diálogos com o Mestre de Filosofia, o protagonista, MonsieurJourdain,faz-lhe uma confidência: estava apaixonado por uma dama da nobreza. E pede ao filósofo o favor de ajudá-lo a escrever à bela marquesa um bilhete declarando que pretendia deixar-se cair a seus pés.

O Mestre de Filosofia começa por perguntar-lhe se em prosa ou em verso. Jourdain indaga se não haveria uma terceira possibilidade. Não, respondeu o filósofo, pois o que não é prosa é verso. E tudo o que não é verso é prosa. Jourdain conclui que há mais de quarenta anos fazia prosa sem o saber. Enfim, o que Jourdain queria dizer, dito por ele mesmo: “Bela marquesa, seus belos olhos me fazem morrer de amor”. Mas queria dizer isso de maneira mais sedutora,maisestilosa, mais elegante, mais...

O filósofo sugere: “Oh, marquesa, o fogo de seus olhos reduz meu coração a cinzas! Sofrerei noite e dia pela violência do meu...” Sr. Jourdain insiste. Queria dizer mesmo: “Bela marquesa, os seus belos olhos me fazem morrer de amor”. Só que elequeria isso a modo de galanteio.

Então, pondera o professor,em primeiro lugar, desse jeito mesmo. Ou então: “De amor morrer me fazem, bela marquesa, seusbelos olhos”. Ou: Seus belos olhos de amor me fazem, bela marquesa, morrer”. E mais: “Morrer seus belos olhos, bela marquesa, de amor me fazem”. Ou também: “Me fazem os seus belos olhos morrer, bela marquesa, de amor”.

Pergunta Sr. Jourdain: De todas essas maneiras, qual a melhor? A que o senhor disse primeiro, responde o Mestre de Filosofia: “Bela marquesa, os seus belos olhos me fazem morrer de amor”.

Conclui o Sr. Jourdain: Poxa, seu! Sem nunca ter estudado, e não é que eu acertei da primeira vez! Eu lhe agradeço, Mestre, de todo o coração.

Consta que,no afã de melhorar os textos,o impressor Johann Ballhornin Lübeck estropiava-os...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 20/07/2016
Código do texto: T5704083
Classificação de conteúdo: seguro