Segredos de uma família!

Homenagem!

Oi Mell- em pleno dia dos pais...

Sua mensagem virou crônica!

Em Timba lembramos de você. Papai com as de sempre, morremos de rir. No mais, aquela casa toda arrumada com panos de crochê, que mamãe faz questão de caprichar para nos receber.

O quintal com plantas verdinhas por causa do tempo, rede no terraço.Coma canjicaaa! Olhe a canjaaa...depois de uma volta no centro da cidade cumprimentando um e outro; a entrada de praxe no supermercado mais equipado , com pessoas peculiares em jeito e trejeito, familiar demais faz um bem...

Papo vai, papo vem, TV ligada na novela das seis, papai com suas camisetas de última geração .

Quando dizemos vamos almoçar, veste por cima, a calça de brim azul claro,fica pescando "siri" e camisa bem arrochada ,parecendo mais gordinho do que é ; tudo para facilitar o peso da idade no trabalho de tirar e por, movimentos cansativos e repetitivos... sem "saco" para mais nenhum compromisso.

Ah! se tornou professor com bacharelado, pós-graduação é enfim PHD

em palavrões ... abrindo chácaras como você diz.

Aperreios se juntam empilhando assuntos de toda natureza,

Abre-se um sorriso descambando para o riso numa mistura de nervoso e descarga, transformando o trágico numa gargalhada; quem está naquela sala aconchegante, acompanha sua risada.

Todos fazemos companhia nesta conversa que vira uma catarse familiar. Conversa interrompida pelo barulho do celular, isso porque o telefone fixo está fora do gancho, mais uma façanha do diretor da casa, como está escrito em letras garrafais, na descarga do banheiro em caneta com traços reforçados :" quando der descarga puxe até o fim: A DIRETORIA AGRADECE!"

Pai assim "sui generes", amoroso, carinhoso, caprichoso nos detalhes das portas, desde a fechadura até a pintura; ora europeu, ora cearense.Inteligente e perspicaz, venceu a vida ,construindo etapa por etapa, buscando dentro de si saídas e sobrepujando o sofrimento de uma caminhada sozinho... sim sozinho, porque construiu dentro de si uma profissão honrada,que mexe com couro, máquinas e vendas; caminhando pela estrada...vendendo sua detalhada e singela mercadoria de requinte, bem bolada, mais significativa não poderia deixar de ser...

Com marca " A PRINCESA", se não me falha a memória, que ia dos calçados de criança aos chinelões de solado forte para aguentar os rojões...

Eita vida de conquista uma mulher esquisita que entende de psicologia, traquejo nas relações, companheira de todos os momentos, dos altos e baixos... das madrugadas e escuta apurada; que vem e vai, ajeita filho aqui e ali, são quatro: dois machos e duas fêmeas.

Tecendo também em sua máquina de pedal bonito e rebuscado,

do lado da de zigue-zague moderno, para calcinhas e lençóis...também camisetas fresquinhas, como pedia meu pai. Panos de pratos , toalhas e outros para qualquer utilidade, pintados e decorados no meio ponto e vagonite sem igual...mostrando dotes de quem tece a paciência;o bom conselho, o socorro dos filhos, netos, marido e criados, na mesma delicadeza de quem rega a roseira no quintal e conversa com sua mangueira confidente, conselheira e companheira. Lê de tudo, desde Grande Hotel,revistas de moda, comida, jornal e bula de remédios...

Começando a segunda feira, com roupa estendida no quintal, varal de arame bom que não enferruja jamais.Cheiro de feijão cozinhando para o almoço e toda casa no reboliço de quem está faxinando...

Ah! é aquele menino de anos e anos... tudo cheirando a água sanitária, porção preparada pelo papai, sem se importar se mancha qualquer coisa a mais ... o importante é que fique tudo limpo, sem poeira de palha de cana que espalham nos móveis, mistura do passado e presente, algo tão decente... bonito de se ver, onde quase não vemos mais!

As tradições, valores discretos, ternos, cuidado presente em cada detalhe, bonito de se ver a vida. Isso é o que fica , afeto e nada mais.

À você papai e mamãe que são um só neste dia dos pais. Um beijo grande!

(Agosto-2007)

---------------------------------------kenia costa-----------------

Obs.: Cabe uma ressalva, meu pai ,nunca permitiu que chamássemos palavrões ,era linha dura e polido.

Estão casados há 63 anos, lúcidos, saudáveis, inteiros Para nossos dias, exemplo de amor e companheirismo!Que Deus os abençõe para sempre!

(2016)

kenia costa
Enviado por kenia costa em 20/07/2016
Reeditado em 27/07/2016
Código do texto: T5704155
Classificação de conteúdo: seguro