Tragédias em Munique

Munique está situada no Sul da Alemanha, é a capital do estado da Baviera, e com uma população estimada em 1,3 milhão de habitantes é a terceira cidade mais populosa do país, ficando atrás da capital Berlim e de Hamburgo. Munique é sede do Bayer de Munique, um dos times mais vitoriosos do futebol mundial. A cidade realiza anualmente a Oktoberfest, maior festa tradicional do país que atrai turistas do mundo inteiro.

Munique é uma cidade cosmopolita, importante centro financeiro, cultural e político, e pacífica, e com uma população de maioria católica. Em 2011 e 2012 Munique foi eleita a “quarta cidade mais habitável do mundo”, conforme estudos da consultoria internacional Mercer. Em 2005 o lema da cidade era “Weltstadt mit herz” ( cidade cosmopolita com coração). E em 2006 o lema passou a ser “Munchen mag dich” (Munique gosta de ti).

A Olimpíada de 1972 foi realizada em Munique, e ficou marcada por uma tragédia. Ou seja, no dia 05 de setembro, 08 palestinos do grupo terrorista Setembro Negro, suspeito de ligação com a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), invadiram a Vila Olímpica, mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros 11 reféns. Tinham como objetivo a libertação de 234 árabes presos em Israel. A polícia fechou o cerco contra os terroristas, que revidaram numa intensa troca de tiros. Os terroristas mataram os 11 reféns e 01 policial. A polícia matou 05 terroristas e prendeu 03. O saldo final foi de 19 mortes e muitos feridos.

Agora em 2016, no dia 22 de julho, outra tragédia marcou a cidade de Munique. Conforme a polícia local, um rapaz de 18 anos com nacionalidade alemã e iraniana, entrou no shopping Center Olympia e na lanchonete McDonald’s sacou uma pistola e aleatoriamente abriu fogo contra os presentes e fugiu em seguida. A polícia informou um total de 09 mortes e 21 feridos, sendo que o atirador fora encontrado morto suspeito de suicídio. Dias antes (18), um jovem de 17 anos que se dizia fiel ao grupo terrorista Estado Islâmico invadiu um trem em Wurzburg, e com um machado feriu 04 pessoas, sendo morto pela polícia.

A polícia trabalha com a hipótese de ato isolado, pois há suspeitas de o atirador ter problemas mentais. Esse rapaz por ter dupla nacionalidade pode ser um germano contrario a presença de estrangeiros e refugiados no país em meio à crise de imigração da Europa que tem gerado muitos desempregos; ou um fanático muçulmano, um militante de extrema direita, radicalista, alguém que impõe o islamismo a todo custo e prega um Deus impiedoso e vingativo. Com a morte do atirador fica difícil a polícia descobrir a motivação da tragédia. Mas a verdade é que muitos atiradores (autores de tragédias) têm origem muçulmana ou são ligados a grupos extremistas do islamismo.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/07/2016
Código do texto: T5706974
Classificação de conteúdo: seguro