Uma visão do Natal

A data 25 de dezembro é a época em que todos os cristãos comemoram o nascimento de Cristo. Esse dia para muitos é marcado com muitos presentes e ceias. A título de informação gostaria de deixar bem claro que não tem nenhuma comprovação bíblica que Jesus Cristo tenha nascido nessa data. Essa data inicialmente era o dia das festas realizadas em homenagem ao deus Sol Invictus, mais tarde com a conversão de Constantino ao Cristianismo essa data foi estendida ao nascimento de Cristo, como forma de abraçar os pagãos ao cristianismo.

A verdade é que não sou contra a comemoração do natal, até mesmo por que nessa data ou não Cristo nasceu e é isso que estar em pauta, mas vejo que existem muitos excessos que são cometidos nessa época. O uso exacerbado do Natal nas mídias com o intuito de que os produtos sejam vendidos em massa, tornam esse dia, cujo sentimento deveria ser o nascimento de Jesus cristo através da anunciação de uma mensagem de paz, fé, esperança e motivação, acaba sendo o desafogo de um mundo totalmente materialista e capitalista com o intuito de alcançarem suas metas.

Particularmente pra mim, essa data não me traz boas lembranças, antagonizando com muitos, que nessa época vivem em muita fartura e felicidade.

Eu tive uma infância muito carente, embora isso em nada me faça envergonhar dos meus tempos de outrora, muito pelo contrário, sou muito grato ao Criador por ter permitido que eu passasse por essas experiências, me proporcionando mais maturidade e uma maior compreensão do mundo.

Me recordo como se fosse hoje, os vizinhos ganhavam presentes e mais presentes, eu e meus irmãos ficávamos na escada observando a alegria das crianças brincando com seus brinquedos. Era uma data constrangedora para minha mãe que acabava chamando os seus filhos pra dentro de casa e fechava as portas e janelas, para que as pessoas não vissem que não tínhamos presente.

Eu sinceramente nunca fiquei constrangido com essa situação, eu apenas achava que esse mundo era muito fantasioso para a nossa realidade.

Lembro-me que nesse dia, uma tia minha comprava uma variedade de pães e roscas com a finalidade de enfeitar mais a sua ceia. Não éramos convidado para desfrutar de tamanha ceia, mas com o passar de alguns dias, recebíamos uma sacola cheia de sobras desses pães que meus primos não comiam. Minha mãe recebia a sacola, mas a gente podia notar que no fundo ela ficava indignada, até que um certo momento ela fez o seguinte comentário: Não traz pão novo e agora vem com essa sacola cheia de sobras de pães. Mesmo nessa época eu conseguia ver as coisas com uma visão diferente e uma certa comicidade, aproveitei o gancho e a retruquei, deixa de bobeira minha mãe, independente que sejam sobras, mas pelo menos temos oportunidade de comer pães diferente, deixa ela trazer quantas sacolas tiverem lá.

Mas no meio de tanta carência, eu gostava muito de ver os filmes que passavam nessa data sobre a vida de Cristo, e eu ficava comovido com tamanha devoção e amor de Cristo ao ponto de ser crucificado dando sua vida em favor das outras. Pelo menos espero que as pessoas nesse dia possam refletir sobre suas vidas e procurem algo novo, saiam dessa conformidade que acaba nos matando no cotidiano e que possam buscar uma mente renovada por esse Espírito Natalino de fato.

Sem mais no momento quero agradecer a todos os leitores pela paciência em estar aqui comigo e desejo que esse dia seja cheio de bênçãos.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 25/07/2016
Reeditado em 25/07/2016
Código do texto: T5708775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.