Massacre em clínica no Japão

O Japão é um arquipélago da Ásia Oriental localizado no Oceano Pacífico com mais de 06 mil ilhas, com uma área de 377.873 quilômetros quadrados e com uma população estimada em 128 milhões de habitantes. As ilhas Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku correspondem 97% do território. A região metropolitana de Tókio com mais de 30 milhões de habitantes é a maior do mundo.

Os caracteres da palavra Japão significam “Origem do Sol”, daí a expressão “Terra do Sol Nascente”. Conforme estudos arqueológicos, as ilhas japonesas são habitadas desde o período Paleolítico Superior cerca de 35.000 a.C.. Textos históricos chineses do século I d.C. mencionam o Japão, ou seja, é um povo milenar. Desde a 2ª Guerra Mundial o Japão se mantém com uma monarquia constitucional unitária, ou seja, com um Imperador e um Primeiro-Ministro, eleito pela Dieta (Poder Legislativo), composto por uma Câmara Baixa, Casa dos Representantes, e uma Câmara Superior, Câmara dos Conselheiros.

A Terra do Sol Nascente é 3ª maior economia do mundo, perdendo para os EUA e China; é a 4ª maior em poder de compra e o 4º maior exportador e importador. A maior colônia de descendentes japoneses (nipo-brasileira) está no Brasil com cerca de 1,5 milhão de pessoas. Brasileiros de origem japonesa têm imigrado para o Japão em busca de prosperidade e formando uma comunidade em torno de 300 mil pessoas.

Ontem (25-07-2016), um homem armado com várias facas invadiu sorrateiramente (por entre as janelas que teria quebrado) a clínicaTsukui Yamayuri-en, que atende pessoas com deficiência mental, em Sagamihara, cidade com 700 mil habitantes, no oeste de Tókio, e iniciou o massacre sem piedade; e segundo o Departamento dos Bombeiros, causou 19 mortes e feriu 25, com 20 em estado grave. Conforme o porta-voz da Polícia local, um jovem se entregou afirmando ser o autor do ataque e dizendo que “todos os deficientes deveriam desaparecer”. O homem foi identificado como sendo Satoshi Uematsu, com 26 anos de idade, estudante de magistério e que havia trabalhado na clínica há dois anos.

Conforme a Polícia local, Satoshi Uematsu há dois anos através de uma carta a um deputado ameaçou “matar 470 deficientes pelo bem do Japão”. E por causa deste incidente foi submetido a exames de sanidade mental e internado em um hospital psiquiátrico; mas depois de 12 dias internado recebeu alta hospitalar por estar curado e não representar risco à sociedade. E que o autor do ataque morava próximo da clínica e não tinha antecedentes criminais.

O certo é que pessoas com problemas mentais têm aumentado em todo o mundo pondo em risco à vida de muitas pessoas. Atirador com transtorno mental que é normal nos EUA tem se espalhado pelo Canadá e Europa causando muitas mortes. No Japão, país que dificulta o trânsito de arma de fogo, fez com que o jovem doente mental obcecado por mortes se armasse de várias facas para o massacre. Uma pessoa com problema mental não tem o controle de si mesma. A maioria dos terroristas também tem problemas psicológicos, ou sofreu uma lavagem cerebral para ficar doente. Doença mental é um problema mundial. É preciso que a ONU, OMS e outras organizações governamentais e não governamentais desenvolvam estudos e trabalhos contra doenças mentais, principalmente em jovens.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/07/2016
Reeditado em 28/07/2016
Código do texto: T5710022
Classificação de conteúdo: seguro