LEMBRANÇAS

Apesar de tantas dificuldades que eu tive na infância, sempre que retorno no tempo, vejo com muito carinho e afeto, cada situação que o Criador permitiu que eu passasse, contribuindo de certa forma para aquisição de uma visão do mundo. Lembro-me com uma certa nostalgia dos momentos que eu ficava esperando o domingo chegar, pra que pudéssemos fazer feira. Para poder encontrar ofertas de alimentos com preços mais baixos, saíamos de casa por volta das 11 horas, o sol estava a pino a todo vapor. Como eu adorava ir saltitando pela linha do trem de ferro, contando cada vergão, logo em frente nos deparávamos com a biquinha, e ali fazia nossa estação de parada pra matar a nossa sede. Se tem algo que está sendo dizimado, para nossa infelicidade, são as feiras que eram organizadas em praças públicas. Como era divertido ver aquela complexidade de pessoas, variedade de alimentos, inúmeras barracas, eu ficava com a minha mente inquiridora observando tudo que se passava ao meu redor. Como o meu dinheiro era pouco, eu ficava pescoçando cada barraca em busca do preço mais adequado para comprar os legumes. Às vezes eu passava mais de hora fazendo essa averiguação, mas nada disso me cansava e nem me tirava do propósito da realização de uma boa feira pra levarmos pra casa. Ver a alegria e satisfação nos olhos da minha mãe quando fazíamos uma bela feira não tinha preço que pagasse tal feito. Quando eu decidia comprar em alguma barraca, eu ainda dava uma observada pra ver se tinha alguma coisa que o dono já queria jogar fora, geralmente eu comprava algo e aproveitava parte da mercadoria que estava destinada a ser dizimada. Como era eu mesmo o cozinheiro lá de casa, eu organizava e priorizava os alimentos de acordo com sua perecibilidade, de maneira tal que tantos os alimentos comprados, como os que eram aproveitados na feira fossem consumidos de forma saudável e dessa forma a feira se estenderia por mais uma semana até a chegada do próximo domingo. Vejam a ginástica que era realizada por mim para que a fome não nos incomodassem, mesmo com todo o esforço, não teve como detê-la por completo. Foram poucos os momentos que passamos sem ter alguma coisa pra saciar nossa fome, mas o pouco foi suficiente pra ficar marcante na minha memória.

Agora fico a imaginar que pelo mundo afora, existem cerca de 800 milhoes de pessoas que passam fome segundo dados da ONU. A minha alma chora e clama diante do sofrimento dessas vidas. A fome é algo que não deveria existir se houvesse uma maior conscientização política dos líderes mundiais. A alimentação deveria ser algo básico e toda pessoa deveria ter acesso a ela. É inadmissível saber que tantas pessoas padecem de fome nesse mundo e ter conhecimento de que 1, 3 bilhão de alimentos são desperdiçados anualmente pelo mundo.

Diante de tanta atrocidade e insensibilidade por parte dos políticos, a minha esperança é que um dia, em algum momento, possamos ter um mundo igualitário e que esse mal possa ser extirpado da face da terra.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/07/2016
Código do texto: T5711972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.