DISCURSO DE FORMATURA_ TURMA 2016/01

• Sra. Presidente desta Solenidade, João Adoris Pandolfi;

• Sra. Paraninfa, Professora Cláudia Mara Mognato;

• Sra. Patronesse, Jucineide Della Valentina de Oliveira;

• Professora que nomina a turma: Eliana Maria Perini Monti;

• Meus colegas Coordenadores de Cursos e Professores do Colegiado do Curso de Pedagogia;

Srs. Pais, familiares e amigos;

Queridos Formandos.

Boa noite a todos!!

Há 04 anos, como Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora de Leitura e Produção de Textos, eu recebi a maioria de vocês e, aproximadamente, mais 50 ingressantes na sala 322 deste bloco.

Naquela ocasião, eu lhes informei sobre o curso e profetizei que o último dia de vocês, como alunos da Faculdade Pitágoras de Linhares, seria nesse teatro, usando beca, e recebendo os canudos sob os olhos orgulhosos de seus familiares e amigos.

Apesar dessa fala, como se percebe, nem todos os ingressantes de 2012/2 tiveram força suficiente para perseverar e estar entre vocês hoje. Uns se mudaram de Linhares, uma morreu, sete ficaram retidas e ainda vão se formar, uma foi cursar Psicologia, outra está no Curso de Direito, vários tiveram problemas financeiros e pararam, mas muitos podem ter desistido, porque não deram conta, mesmo!!

Também entre vocês, a coisa não foi muito fácil não. Essa turma se destacou como uma das mais férteis, e fazer um curso superior grávida ou amamentado, não foi nada simples, não é mesmo, meninas? Levantem as mãos quem hoje tem um bebê nascido durante o Curso!!

Bem o certo é que vocês persistiram, ultrapassaram todos os obstáculos, e os sonhos começados há 04 anos, hoje se realizam.

Daqui onde estou, posso ver orgulho e emoção nos olhos dos seus familiares e amigos que estão nas cadeiras logo atrás de vocês!! Peço-lhes que se levantem e confirmando o que ora lhes digo, concluam que tudo valeu a pena, e aplaudam aqueles que foram seus esteios, que os sustentaram e ajudaram muito a hoje estar aqui.

Agora, quando vocês estão prestes a receber seus canudos e a se tornarem pedagogos; como Coordenadora do Curso, eu conduzirei as últimas reflexões e farei isso contando uma historinha de que gosto e que, penso, todo educador precisa de conhecer:

“Certa tarde, dois homens pescavam à beira de um rio, e se assustaram quando viram quatro crianças se afogando na correnteza. Eles se atiraram no curso fluvial, nadaram e conseguiram agarrá-las, levá-las até a margem e salvaram-nas.

Eles ainda estavam ofegantes quando olharam para o rio e viram outras oito crianças se afogando. Imediatamente eles pularam na água e a duras penas conseguiram salvar apenas seis.

Muito cansados e tristes, eles olharam para o rio e viram outras doze crianças desesperadas, descendo o rio e se afogando.

Dessa vez, um pescador pulou na água e o outro não. Sob os protestos do primeiro, aquele que não se jogou na água rumou até a fonte do rio para descobrir quem era o infeliz, que estava arremessando crianças no curso d’água para se afogarem.”

Nessa historinha o rio representa a educação, as crianças que se afogavam são aquelas relegadas nas salas de aulas, todos os dias, e são reprovadas ao final do ano. Os pescadores são os bons professores que fazem todo o possível para que as crianças aprendam.

Os que jogam as crianças no rio nada mais são do que os amaldiçoados, que jamais deveriam ter escolhido sobreviver a partir do que ganham na educação, pois a ela só fazem mal.

Antes que prossigamos, me parece importante pensarmos um pouquinho sobre o que acontece com as crianças que são lançadas ao rio todos os dias.

Elas se afogam na desesperança, não aprendem a pensar, não desenvolvem criticidade, e sem perspectivas de melhoria de vida, são presas fáceis para os traficantes, para a violência e para os políticos corruptos, descarados, canalhas, que os manipulam e com seus votos vão se perpetuando no poder. A Operação Lava-jato tem evidenciado quem são alguns deles....

Contudo, o mais triste, é que, não raramente, aqueles que não foram salvos pelos pescadores competentes, permanecem estagnados na base da pirâmide social, servindo aos poderosos, ou aumentando as estatísticas de presidiários ou de jovens mortos no Brasil.

Enquanto isso, tanto aqueles que jogam crianças nos rios, quanto os outros que não conseguem perceber o preço que se paga quando se permite tal coisa; continuarão construindo muros, grades e presídios, ou adquirindo cercas elétricas, alarmes e câmeras de vídeo monitoramento.

Percebem, então, o quão é importante a escolha de vocês? Entendem por que Pedagogia não pode ser cursada por qualquer um e nem de qualquer jeito? Percebem agora, por que cada puxão de orelha merecido não podia ser um afago? Entendem por que nesse Curso não é permitido nem fingir que se ensina, e nem fingir que se aprende?

No futuro, ao olharem seus álbuns e virem as fotos feitas esta noite, lembrem-se de que no dia 29 de julho de 2016, vocês se juntaram a outros educadores, que ao vigiarem a fonte e as margens dos rios salvam crianças e tornam o mundo melhor. Isso merece aplausos! Isso merece respeito! Isso merece meus sinceros parabéns.

Antes que eu me despeça, rogo-lhes algumas coisas:

a) jamais atirem ou permitam que “criancinhas sejam atiradas nos rios”;

b) Não estacionem no degrau da graduação, pois o sucesso que vocês merecem fica em diversos degraus mais acima;

c) Não aceitem galgar os falsos degraus, pois quase todos eles são oferecidos pelo mesmo pessoal que considera vocês idiotas por terem cursado Pedagogia em 04 anos, enquanto eles fornecem diplomas de pedagogos aos “sabidos”, após meia dúzia de encontros em manhãs de sábados;

d) não compactuem com os indecentes que fingem que ensinam ou que aprendem, sejam fiéis às causas educacionais, não esmoreçam!!

e) tenham sempre orgulho da Faculdade e do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares, coloquem em prática apenas as coisas boas que lhes ensinamos. Dessa forma, vocês estarão nos honrando e estão, igualmente, sendo honrados.

Finalizo, desejando que vocês consigam todos os dias contribuir para que esse mundo seja melhor, que sejam muito felizes por isso e que saibam que cada turma do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares nos marca de formas diferentes: umas são mais “ordinárias”, outras são extraordinariamente “ordinárias”.

Para nós, vocês todas foram e serão lembradas como pertencentes a uma turma imensamente querida e extraordinária!!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 29/07/2016
Reeditado em 01/10/2020
Código do texto: T5713077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.