Expectativa para a Rio 2016

Faltam 06 dias para o início dos Jogos da XXXl Olimpíada, ou Jogos Olímpicos de 2016, que terá como sede a cidade do Rio de Janeiro – Rio 2016. É o maior evento esportivo do planeta, que contará com a participação de 12.500 atletas de 206 países e uma delegação de refugiados distribuídos em 28 esportes e 42 modalidades esportivas, e que disputarão 306 medalhas, sendo 161 para homens, 136 para mulheres e 09 mistas.

É a primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul, e terá a cobertura de 26 mil jornalistas e será acompanhada por 05 bilhões de terráqueos. O grandioso evento terá início no dia 05 de agosto e encerramento dia 21. A escolha pela cidade do Rio de Janeiro aconteceu no dia 02 de outubro de 2009, em Copenhague, Dinamarca, durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), que ainda incluiu 02 esportes em relação aos Jogos Olímpicos de Verão 2012, em Londres, que são Rugby Sevens e Golfe. Para ser incluído como esporte olímpico é necessário que seja praticado em pelo menos 50 países e 03 continentes, para homens; e em pelo menos 35 países e 03 continentes, para mulheres.

Entre os dias 07 e 18 de setembro ocorrerá os Jogos Paralímpicos de Verão 2016, ou Jogos da XV Paralímpiada de Verão, que será a 15ª edição do evento. O Rio de Janeiro foi anunciado como cidade-sede durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, Dinamarca, em 02 de outubro de 2009. O Brasil tem um desempenho melhor nos Jogos Paralímpicos. Na Paralímpiada de 2012, em Londres, foram conquistadas 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 08 de bronze, ficando com a 7ª posição no quadro geral de medalhas, melhor colocação de sua história.

O lamentável desta Olimpíada é o boicote imposto pelo COI aos atletas da Rússia que são investigados pelo uso de doping e que desfalcarão muitas competições, haja vista a nação ser uma grande força no esporte. Outra lamentação é a não vinda de alguns desportistas pelo receio de contrair o vírus da Zica, situação já controlada pela saúde pública. Para prevenção da criminalidade e do terrorismo que aterroriza o mundo, há um forte esquema de segurança composto por 05 mil homens da Força Nacional de Segurança Pública, 22 mil oficiais das Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e componentes da Polícia Militar e Civil do Rio.

O Brasil contará com uma delegação composta por 465 atletas, contra 259 da última Olimpíada, o que faz aumentar a chance por mais medalhas. Em Londres 2012, o Brasil conquistou 17 medalhas, sendo 03 ouro, 05 prata e 09 bronze, ficando na 22ª posição no quadro de medalhas. A expectativa maior do torcedor brasileiro está em torno do futebol masculino e feminino, que nunca conquistaram medalha de ouro. No masculino foram conquistadas 03 medalhas de prata e 02 de bronze. E no feminino foram conquistadas 02 medalhas de prata. Nossa seleção feminina é composta de boas jogadoras, inclusive conta com protagonista Marta eleita pela FIFA melhor do mundo por 05 vezes. E na seleção masculina, temos as principais promessas do futebol mundial como Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus. Para quebrarmos o tabu tanto no futebol masculino quanto no feminino, temos que melhorar física e taticamente,

porque o futebol Olímpico é mais imprevisível e não requer tradição nem grande torcida.

Nas Olimpíadas de Londres 2012, nossa seleção de futebol masculino treinada por Mano Menezes chegou à final contra o México como favorita embalada por 05 vitórias convincentes. Era uma seleção bem entrosada, base do time principal, e contava com jogadores consagrados como Neymar, Oscar, Lucas, Ganso, Leandro Damião, Hulk, Thiago Silva e Marcelo. Dentro de campo a seleção foi surpreendida logo aos 29 segundos com um gol do atacante Peralta, que aproveitou a falha do lateral-direito Rafael; e aos 29 minutos do segundo tempo, novamente Peralta ampliou. Aos 46 minutos o atacante Hulk diminuiu, mas não havia mais tempo, e o sonho da medalha de ouro foi adiado mais uma vez. Na Rio 2016 o sonho continua; não podemos desistir. E que tenhamos uma melhor sorte tanto no futebol masculino quanto no feminino!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/07/2016
Reeditado em 08/09/2016
Código do texto: T5713820
Classificação de conteúdo: seguro