Contradições e hipocrisias

Quando mais nova, eu gostava de ler a coluna de uma psicóloga chamada Rosely Sayão, que costumava dar conselhos aos adolescentes sobre assuntos relativos a namoro e sexo. Eu a achava uma pessoa de mente moderna e aberta para falar com os mais jovens, principalmente porque ela dizia que os pais, fossem eles conservadores ou modernos, deveriam se manter distantes da vida sexual dos filhos. Um dia, porém, esta impressão ruiu quando li a entrevista que ela deu na revista Veja, quando eu li como ela contou sobre a educação que deu aos próprios filhos. O que eu vi foi uma pessoa contraditória que aconselhava uma coisa aos pais dos outros e aplicava outra coisa em casa. Como a mulher que só deixou a filha sair de casa sozinha à noite após fazer dezoito anos aconselhava os pais de filhos que iniciavam a vida sexual aos quatorze ou quinze a se manter distantes da vida dos filhos, ainda que desconfiassem que os filhos não estivessem maduros o suficiente para lidar com as consequências de se começar tão cedo a prática do sexo?

Após ler a entrevista desta mulher, fiquei com a impressão de que ela era apenas uma pessoa extremamente hipócrita e que, assim como ela, deve haver muitos. Quantos professores, psicólogos, psiquiatras não devem defender uma certa abordagem e aplicar outra com os próprios filhos? Será que eles não se perguntam o quanto sua hipocrisia não pode ser prejudicial já que pais que seguem seus conselhos não se sentirão perdidos ao ver que eles mesmos não os aplicam em casa?

Criar filhos não é fácil e exige muito bom senso e talvez essa Rosely Sayão esteja revendo esse conselho que ela deu ao ver que hoje, apesar de tanta informação, várias mocinhas continuam engravidando. Bem, não digo que as pessoas devam casar virgens ou que os pais devam acompanhar de perto a vida sexual dos filhos, mas que, com certeza, é preciso que os jovens entendam que iniciar a vida sexual requer maturidade emocional, responsabilidade e preparo para lidar com possíveis consequências. E os pais devem conversar com os filhos sobre isso.