Mensagens que edificam - 230

"Constrangimento em meio a laicidade"

É extremamente constragedor estar num ambiente, onde de maneira arbitrária convocam à todos os presentes que elevem palavras de oração à um deus em particular, o deus hebreu, na maioria dos casos. Se estamos num país laico, onde a expressão religiosa ou até a anti-religiosidade é livre, que seja concedido um momento para que cada um evoque o seu deus, ou que faça uma meditação, se achar necessário, à sua conveniência. Qualquer atitude que desrespeite este direito é inconveniente. Não sou obrigado a ter um instante litúrgico, nem comungar com ninguém qualquer manifestação de religiosidade. Considerando que temos no planeta milhares de deuses, o meu deus pode não ser o seu, ou eu posso nem ter nenhum deus ou praticar qualquer aspecto de devoção, idolatria, monolatria ou similares. Isto é ser anti-ético e invadir o espaço ideológico de outrem. Já esteve num lugar onde disseram: vamos fazer a oração que o Senhor nos ensinou? Quem disse que o seu senhor é o meu também? Ou quem sabe eu nem tenha senhor nenhum, uma vez que sou livre?

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 03/08/2016
Código do texto: T5717409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.