HOMENAGEANDO OS DEUSES...

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Quando a gente caminha por cidades coloniais se diz que estamos pisando a história. Isto significa anos de tradição cultural, de gente que pisou aquele solo antes de nós, quiçá bandeirantes pisando ribanceiras à cata de ouro, sobretudo nas Minas Gerais. Mesmo sem sermos historiadores, professores de história,nosso falar está impregnado de história,

Septimana era a semana romana, as sete manhãs, de origem babilônica, advindas da astrologia. Os nomes dos dias se referiam a corpos celestes e aos deuses. Domingo era o dia dedicado ao deus Sol, dies Solis, em inglês,Sunday, em alemão, Sontag. Os cristãos chamaram-no domingo,em latim, dies dominicus, no sentido de 24 horas, referente a Senhor em homenagem à ressurreição de Cristo, que se deu na madrugada de domingo de Páscoa.

Sábado significa descanso, palavra derivada do hebraico, shabbat, consagrada pelo Antigo Testamento. Deus criou o mundo em seis dias. No sétimo, descansou.Segunda-feira, dies Lunae, em homenagem à Lua;terça-feira, em homenagem a Marte;quarta-feira, em homenagem a Mercúrio; quinta-feira, em homenagem a Júpiter;sexta-feira, em homenagem a Vênus.A palavra “feira”, agregada a cinco dias da semana, em português, origina-se do latim “feria”. Domingo é o primeiro dia da semana, segunda-feira, o segundo. Em inglês, a partir da terça-feira, os nomes se originam da mitologia nórdica. Tuesday é o dia de Tiu, deus da guerra; quarta, Wednesday, dia de Woden, ou Odin, o deus correspondente a Mercúrio; quinta, Thursday, dia de Thor, deus do trovão, e a sexta, Friday, dia de Frigg, esposa de Woden.

A tradição nagô distribui os diasentre os orixás. Segunda-feira, em homenagem a Êxu e Ômòlu;terça-feira, Nanã e Ôxunmaré; quarta-feira, Xangô e Yansã; quinta-feira, Óxóce e Ôgún;sexta-feira, Ôxalá;sábado, em homenagem a Yêmanjá e Ôxún.

Enquanto isso, o Sol continua brilhando para todos e a Lua – ah, a Lua! – não mais patrocina idílios.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 04/08/2016
Código do texto: T5718954
Classificação de conteúdo: seguro