Laranja Poncã

Acordei hoje mais alegrinho porque, graças a Deus, consegui dormir quatro horas. Um recorde olímpico para este véio asmático crônico e insone. Depois de uma passadinha no banheiro para o óbvio ululante. fui logo ligando o rádio na Top Music que só toca música, nao divulga nada sobre a crise política e nem Olimpíada, assuntos que estou meio desligado. Assim que liguei tocou uma música de Marina Lima que adoro:"Meu mundo é você quem faz/ Musica, letra e dança/Tudo em você é fullgás...". Essa música, mesmo estando jururu, levanta meu astral. Faz parte da minha trilha sonora (gostaram?).

Depois tomei um café com tapioca, bolacha cream craaker (abusei pão de supermercado,é o mais ruim do mundo) e umpedaço de queijo de coalho assado. Fiquei satisfeito com essa café simples, frugal, de pobre, mas aí vi na bandeja umas laranjas poncán, aqelas tangerinas grandes da casca frouxa. Sou doido varrido por esse tipo de laranja. Gosto de toda larankja, até das azedas,comnuns, cravo, tangerina, mimo,da Bahia..., mas a poncã é a favorita, a predileta, a pole position, arainha das laranjas. A poncã tem a vantagem de ser facílimo descascá-la.Sou um desastrado para descascar laranja, diferente de um irmão que pega uma laranaja dessas comuns e com um canivente em minutos descasca a danada e ela fica ps trinques. Se na Olimpíada houvesse essa categoria ele seria medalha de ouro.

Bom, degustei a poncán pensando no passado, no tempo que, moleque de rua, juntamente com os colegas, roubava fruta na feira, inclusive laranjas. Curiosidade: laranja roubado era doce paca. Lembrei também do samba de Ataulfo que diz : "Laranaja madura, na beira da estrada/ou tá bichada, Zé,/ Ou tem maribondo no pé". Por isso prefiro pagar R$ 1,50 por uma poncã, é caro, mas pelo menos não faz parte do laranjal dos políticos corruptos. Vou agora degustar outra poncã e depois vou ler um romance policial que estou adorando, "Camaradas em Miami", de José Latour. Vica a laranja poncã. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/08/2016
Código do texto: T5725898
Classificação de conteúdo: seguro