Footing

Nesse fim de semana, na efervescência dos Jogos Olímpicos, fizemos uma viagem inaugural pelo BRT, Corredor Carioca. Fomos da Barra (Est. Novo Leblon) ao Parque Olímpico na Av. Abelardo Bueno. De fato pudemos observar que enquanto os carros se deslocavam morosamente pela Av. Ayrton Senna, até em decorrência da própria faixa exclusiva do BRT, dentro do articulado nós andávamos mais rapidamente.

Concluímos que pessoas com malas de pequeno ou médio porte poderão sair do Terminal Alvorada e chegar ao Galeão em muitíssimo menos tempo que de táxi, ao custo de apenas R$ 3,80, ao invés dos prováveis R$ 100 ou 130,00. Se for idoso, não vai pagar nada. Isso é conforto e praticidade.

Nessas condições, o BRT consegue realmente retirar carros das ruas, se os seus donos reconhecerem como válida a opção a partir dos benefícios implícitos. Não acreditamos que pudesse retirar mais carros que um metrô de superfície ou um VLT implantado em seu lugar nos mesmos trechos, onde fosse possível. Contudo pode representar, a médio prazo, certa solução para a mobilidade urbana em nossa cidade na medida em que carros fora das ruas significa redução de congestionamentos.

Entretanto, ao saltarmos na Est. Rio 2, tivemos que andar por quase 2km até à entrada do Parque Olímpico, onde fica uma outra estação, cujo nome não lembramos, que permanecia fechada. Com isso, ao fim dos jogos as pessoas teriam que voltar à Est. Rio 2 ou andar por talvez 2,5km até à Est. Curicica, na Av. Salvador Allende para tomarem o BRT de novo. A única opção de transporte. Táxi nem pensar, tendo sido bloqueadas a Abelardo Bueno e a Salvador Allende, somente a elas tendo acesso moradores e os membros da Família Olímpica. Isso sem falar que, segundo fomos informados, o BRT funcionaria apenas até à meia-noite.

Outra questão apenas: dependendo de onde se venha, uma pessoa terá que andar por cerca de 100m numa direção e por igual extensão na direção contrária até chegar ao ponto de apresentação do seu ingresso. Isto é, os organizadores querem ver o público adestrado num determinado tipo de atletismo. Em ritmo de olimpíada.

Rio, 15/08/2016

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 16/08/2016
Reeditado em 16/08/2016
Código do texto: T5730727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.