Brasil! Mostra tua Cara
 
Os medalhistas olímpicos Rafaela Silva (Judô), Diego Hypólito (Ginástica) Poliana Okimoto (Natação) e Robson Conceição (Boxe), escancararam uma característica cruel de nossa sociedade, o desrespeito pelo esforço individual e hipocrisia deslavada. Esses notáveis atletas, agora ovacionados, e paparicados pela mídia, outrora passaram por situações terríveis, falta de recursos financeiros e estruturais, problemas com a rejeição da população a seus erros, culminando em casos de depressão, e muita, mas muita falta de incentivo para prosseguirem a praticar o esporte.

Sabemos que Diego Hypólito, sofreu com seu erro grosseiro na Olimpíada de Pequim de 2008 e também em 2012, onde caiu na prova de solo, aparelho em que este era ao favorito. De lá pra cá, só cobrança e chateação, não havia menção ao seu esforço. O seu fracasso era lembrado a todo instante e nem sequer se fazia menção ao seus treinos exaustivos.

Caso semelhante passou a nadadora Poliana Okimoto,20 anos nadando pelo Brasil, sofreu hipotermia nas Olimpíadas de Londres, no lago Serpentine, onde foi desclassificada, ficando desde então no ostracismo, o que causou a ela uma depressão, e com esta teve que lutar bravamente.

Robson Conceição, um rapaz humilde, de origem simples, que nunca teve condições de comprar os apetrechos que o Boxe exige, e aprendeu lutando na vida, na rua; foi feirante e deixou os estudos para praticar o esporte. Em Londres perdeu já na primeira luta, e teve que fazer um esforço fenomenal para conseguir se manter e participar dos jogos olímpicos, mesmo desacreditado.

Rafaela Silva, então nem se fala, passou por toda sorte de humilhação e desrespeito que um atleta pode imaginar, sendo ela negra e pobre teve que superar tudo e lutar para provar que era merecedora de crédito. Ninguém saiu em sua defesa quando esta teve problemas nas Olimpíadas de Londres, pelo contrário, foi execrada desde então.

Agora onde estavam os brasileiros quando estes atletas foram achincalhados e desmerecidos, sendo alguns nem mais mencionados pela imprensa esportiva, ou mesmo quando apareciam em público eram tidos como fracassados? Quem deu força a essas pessoas? Qual veículo de comunicação se preocupou com a depressão que Poliana e Diego enfrentavam, ou com a falta de recursos para se manter de Robson? Nenhuma, mas agora campeões olímpicos são elevados à categoria de Heróis, e incorporados à Nação Brasileira, pois ganharam medalhas, e estas são do povo brasileiro. Glória Nacional! Triste retórica, a medalha é deles, o esforço foi puramente pessoal, a superação foi decidida no íntimo de cada atleta, e o povo brasileiro nada tem a ver com isto, o povo quando pode vaiar e desprezar esses atletas o fez de bom grado.

Para os atletas Robson, Poliana, Rafaela e Diego fica aqui a minha parabenização, pois esporte tem altos e baixos, o brasileiro é que não sabe reconhecer isto, não incentiva, não apoia o atleta que se esforçou, mas não chegou, isto não vale aqui no Brasil. Estes acima provaram que mesmo com falta de apoio conseguem a vitória, esta mesma que agora está sendo reivindicada pela nação brasileira,pela imprensa, comitês esportivos e movimentos sociais,num ato de hipocrisia, como sendo do País ,grande mentira.

 
O mérito é deles, é pessoal e intransferível.
 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 18/08/2016
Reeditado em 21/10/2018
Código do texto: T5731985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.