AURORA
 
Aurora é um nome derivado do latim aurum  que significa ouro. Na mitologia romana era a deusa da Manhã, aquela que sobrevoava o céu anunciando uma nova manhã, equivalente a deusa Eos na mitologia grega
O nome Aurora  tem um  significado  evidente  “o nascer  do  sol”, “ o raiar do sol”.

Essas explicações tornei necessárias para falar de minha avó paterna, que chamava-se Aurora, infelizmente há alguns anos, num mês de Agosto, ela nos deixou, e foi um passamento tranquilo, durante o sono, sem nenhum problema de hospitalização ou sofrimento com alguma enfermidade,adormeceu e não mais contemplou uma nova manhã.

Tenho algumas recordações dela, pois não morávamos perto e somente por vezes nos víamos. Ela era uma pessoa falante e gostava muito de andar. No alto de seus 74 anos dispensava o uso de óculos de grau, pois enxergava perfeitamente, e apesar de não possuir toda dentição completa, conseguia se alimentar muito bem, e não dispensava um bom torresminho. Não sabia ler e nem escrever ,mas isto nunca foi um entrave para ela sair e fazer tudo que necessitava,inclusive andar de ônibus por SP, coisa que ela fazia muito,por vários bairros, melhor que eu,que sou letrada e mal consigo andar em SP.

Guardo na memória um sonho agradável com ela, sonhei que ela caminhava num campo florido e estava com seu vestido colorido, cabelos loiros ao vento, ela caminhava e tocava as flores, estava radiante , talvez porque tenha encontrado paz, e sua vida apesar dos percalços a que todos estamos submetidos, ela viveu da melhor maneira possível, na simplicidade  de ser esposa, mãe e avó numa época de muita dificuldade, onde o trabalho braçal era uma constante,conseguiu ela e meu avô criarem e educarem seus 7 filhos, dentre  eles o Antonio, que é meu estimado pai.

A morte é triste mas faz parte da vida, pessoas que temos muito afeto quando nos deixam fica um vácuo,mas quero crer que almas assim como ela ,simples e autênticas, são iluminadas.

Como uma singela homenagem deixo registrada aqui uma poesia de Mário de Andrade, que sempre que leio, relembro dela.
 
 
Rua Aurora
 
Na rua Aurora eu nasci
Na aurora da minha vida
E numa aurora cresci
 
No Largo Paisandu
Sonhei,foi luta renhida,
Fiquei pobre e me vi nu.

Nesta rua Lopes Chaves
Envelheço, e envergonhado
Nem sei quem foi Lopes Chaves
 
Mamãe!Me dá essa lua,
Ser esquecido e ignorado
Como esses nomes da rua.




 

 

Nota da autora: Dartagnan Ferraz  tentei te acompanhar,mas para escrever uma crônica por dia foi um trabalho hérculeo,e você faz 3 por dia,és um profissional !!!



 
Fonte de pesquisa: Wikipédia.com
                             Sua pesquisa.com   
 

 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 19/08/2016
Reeditado em 21/10/2018
Código do texto: T5733138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.