O legado da Rio 2016

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 chegaram ao fim, domingo, 21 de agosto. A cerimônia de encerramento teve início às 20 horas, com apresentações artísticas, música brasileira, desfiles das delegações, homenagens, posse de membros da comissão de atletas e discursos dos presidentes do COB – Comitê Olímpico Brasileiro -, Carlos Arthur Nuzman e do COI – Comitê Olímpico Internacional -, Thomas Bach.

O presidente do COB Arthur Nuzman disse ser o homem mais feliz pelo Brasil realizar uma grande Olimpíada, e agradeceu a todos. O presidente do COI Thomas Bach rimou ao dizer “Foram Jogos Olímpicos maravilhosos na cidade Maravilhosa”, disse ainda “Foi uma Olimpíada icônica. São jogos no meio da realidade”, e que o COI voltaria a escolher o Rio como cidade-sede, e anunciou Tóquio como a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2020.

Em relação ao quadro de medalhas, o Brasil ficou na 13ª colocação com 19 medalhas, com 7 ouros, 6 pratas e 06 bronzes. Foi o melhor desempenho em uma Olimpíada, superando os Jogos Olímpicos de 1920 realizados em Antuérpia, Bélgica, quando terminou na 15ª colocação, com três medalhas, sendo 1 ouro, 1 prata e 1 bronze. Desde os Jogos Olímpicos de Verão de Antuérpia, já são 22 participações, com 127 medalhas, sendo 30 ouros, 36 pratas e 62 bronzes.

Nesta Olimpíada a expetativa por medalhas era grande, mas fracassamos em esportes considerados favoritos como vôlei feminino, futebol feminino, basquete masculino e feminino, além de não ganharmos medalhas na natação. Em compensação ressurgimos em outros esportes, como canoagem (2 prata e 1 bronze), vela feminina (ouro), boxe (ouro), tiro (prata), salto em vara, com o recorde olímpico, maratona aquática (bronze) e taekwondo (bronze) . E conquistamos a primeira medalha de ouro no futebol masculino.

Todas as 19 medalhas conquistadas são importantes, exemplo de superação de nossos atletas, que na maioria das vezes treinam desolados pela falta de competições e apoio. Conforme o COB, o Brasil não atingiu o objetivo de ficar entre os dez no ranking de medalhas. Pelo visto, o Brasil precisa investir mais em esportes além do futebol e vôlei, como em centros de treinamentos, torneios e campeonatos, e ainda incentivar o esporte em escolas e universidades. Enfim, a esperança é que nas próximas Olimpíadas conquistamos mais medalhas.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/08/2016
Reeditado em 27/08/2016
Código do texto: T5737378
Classificação de conteúdo: seguro