OS TUPINIKIM DA BAHIA

A nação tupinikim habitava o litoral da Bahia, desde Camamu até o Espírito Santo. Foram os primeiros índios encontrados pelos portugueses. Foi o povo tupinikim que recebeu os europeus justamente no dia 22 de abril de 1500, data conhecida como “descobrimento do Brasil” e participaram juntamente com os europeus da Primeira Missa celebrada em nossa terra.

Segundo a história, o português foi bem recebido pelos índios porque lhes parecia estranho e exótico. Tudo que vinha das caravelas lhes parecia demasiadamente curioso e interessante, inclusive as vestes que homens e mulheres usavam. Os espelhos se tornaram objetos de extrema curiosidade.

Os tupinikim falavam o tupi como a grande maioria das nações indígenas que ocupavam o litoral do Brasil. Os jesuítas procuraram logo aprender a língua desse povo, para futuramente catequizá-los e para a conquista das novas terras encontradas. Eles verificaram posteriormente que o tupi era a língua falada por todos os povos do litoral.

Os tupinikim, como todos os povos de língua tupi adoravam um Deus (Monã) ou Maíra Monã e temiam várias entidades que faziam parte da sua religião. Havia uma entidade que abaixo de Monã eles mais temiam (Tupã) que era o senhor dos raios e trovões, aquele que causava as tempestades.

Os jesuítas utilizaram essa entidade para trasmitir a noção de Deus com o poder de castigar e perdoar. Como podemos ver, os jesuítas catequizaram esses índios difundindo a noção de medo. Com isso conseguiram desestabilizar a cultura dos índios diminuindo sua auto-estima.

Sendo os índios imensa maioria e com a ausência de mulheres vindas do reino de Portugal, os colonos que chegaram rapidamente tiveram de aprender a língua falada na terra e se unirem com as mulheres indígenas. Assim foi surgindo o povo brasileiro. Todos falavam o tupi, inclusive as crianças nascidas da união dos colonos com as índias e até os escravos que chegaram posteriormente.