A Volta aos Hieróglifos
 
 
Inventaram as letras.
Eterna necessidade do humano se comunicar. Tudo começou em escuras cavernas: mãos contornadas, animais desenhados – pinturas rupestres. Era tudo esplendoroso! A necessidade criou a Arte.
 
Corromperam a Arte transformando-a em religião: impuseram a ideia de que alguns tinham a capacidade de religar o divino, dimensão imaginária, ao material, dimensão real.
 
As figuras reproduzidas nas paredes foram reduzidas a desenhos impressos nos papiros: representação em desenhos que expressavam ideias e depois sons  guturais. Eis as letras!
 
Os desenhos das ideias, figuras da natureza – sol, jacarés, serpentes, morros – eram os hieróglifos: escrita sagrada dos antigos egípcios. Para desenhar as ideias – formas da natureza – usaram estiletes que foram seguidos por bicos de penas e pincéis. Seguiram os “tipos”. E surgiram  as letras moveis:  Tipografia e Imprensa. 
 
Roludos  papiros deram lugar aos pergaminhos. Estes foram substituídos por resistentes livros, frágeis folhetins e práticos jornais – noticiavam ordinariamente a “jornada” do dia. O livro, resistente ao dia a dia, pretendia vencer o tempo.
 
Os estiletes e os bicos de pena se popularizaram com a invenção do lápis e da caneta tinteiro. A esferográfica foi uma revolução. A máquina de escrever, uma conquista ao direito de se expressar.
 
Veio o computador e a internet que conecta todas as mentes pensantes.
 
Uma vez que no meio internético  (virtual) as ideias expostas ali vem e vão rapidamente a uma velocidade que quer vencer o tempo, estamos substituindo a expressão das ideias trocando as letras por desenho novamente (retrocesso da escrita?).
 
Quando leio algo nas redes sociais e repasso o que li e quando vejo um “post” e também repasso  quem lê ou vê se expressa com desenhos chamados “emotions”:  se sentiu afetividade expõe um coração; se achou graça, um rosto sorrindo; se indignado, um chorando. E se surpreendeu uma face iracunda ou com ar de interrogação.
 
Estamos ou não do mundo virtual voltando ao mundo dos hieróglifos?!
 
O retrocesso parece repassar pelas fases que levaram à formação das palavras. Neste mundo da rapidez para que escrever a palavra por inteiro?!
 
Se eu escrevo isto  qlq   1   etd.  Blza?!   Abço, <3
 
Leonardo Lisbôa,
Barbacena, 11/08/2016.


 
   
 
 

ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 03/09/2016
Código do texto: T5748945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.