Banho de cuia

No futebol o banho de cuia desmoraliza o adversário. Mas o verdadeiro banho de cuia, aquele tomado usando um caneco, como era costume no sertão e agreste pernambucanos não desmoralizava ninguém, era uma realidade.

Sim, porque água era escassa(ainda é mas melhorou muito), encanação quase não existia, havia alguns chafarizes públicos. O povo tinha que levar a água em latas ou pagar para alguém fazer esse trabalho. WQuase toda casa tinha uma cisterna que juntava água da chuva. Em resumo: a água era artigo de luxo. E tinha que ser economizada ao maximo. Para beber vina da serra e era colocada em potes de barro e em quartinhas. E ninguem podia tomar mais de três ouquatro canecos d'água por dia, avisavam logo, você não comeu ceará para tomar tanta água (ceará era charque). Não riam, era uma situação dramática: ninguém podia tomar mais de um banho por dia e só se podia gastar nesse banho uma bacia d'água. Detalhe: tomava-se o banho em pé na bacia grande e ia-se derramando no corpo com o caneco mas com cuidado para que a água suja permanecesse na bacia. Para quê? Ora, para colocar no sanitário que tava meio de merda. Seguinte, volto a repetir, não riam, era algo real, quase todas as pessoas cronometavam a hora de cagar (o termo era esse) e tomar banho. Cagava-se primeiro e tomava-se o banho em seguida, só depois se jogava a água suja no sanitário. Quando alguém tinha dor de barriga, a famosa caganeira, tinha que fazer suas necessidades no mato do quintal. Era, repito, dramática a situação.

Vou concluir esta maltraçada contando um fato hilário hoje, mas dramático na época. Vizinho da nossa casa morava uma família muito amiga, mas a dona da casa era muito irritada e falava muito alto, casa parede e meiatodo mundo ouve os gritos dos vizinhos. De vez em quando a dona da casa gritava advertindo a filha: - Vilma, não "instrua" água, lave só as partes (instrua queria dizer estrague). Resultado, quando eu passava na frente da casa da moça se,pre perguntava baixinho a ela: - Vila, tu já lavasse as partes? Ela ria muito, ainda hoje ri quando relembro o dramadafalta d'água do passado. E ´o problema está voltando. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/09/2016
Código do texto: T5750132
Classificação de conteúdo: seguro