AMIZADE COBRADA

Este é um mundo complicado, onde os egos, supervalorizados, digladiam.

Quando criança, era espectador das contendas entre meus pais. Não se entendiam, não queriam chegar a um consenso e se cobravam, mutuamente, de variadas formas. Por tal motivo, fui criado, preponderantemente, por minhas avós, que também enfrentavam problemas semelhantes. Uma vivia separada do marido e a outra apenas suportava as diferenças.

A vizinhança do bairro era prodigiosa em fornecer enredos de natureza similar, com as mais pitorescas cenas novelescas, brotando nos portões das casinhas geminadas e atingindo distâncias enormes, onde ainda podíamos ouvir as histórias, já metamorfoseadas, totalmente.

Todavia, somente na adolescência fui entender e experimentar a intrincada tessitura de envolvimento, que as pessoas endereçam, umas às outras, exigindo sempre algo em troca do que cedem ou imaginam ceder. Ostensiva ou dissimuladamente, isso não deixa de acontecer.

Quer ser meu amigo? Tem que me dar atenção. Tem que me dar preferência.

Tenho de ser seu melhor amigo. Amizade de segunda ou terceira classe, não quero.

Se você não entender o que digo, é porque está com má vontade.

Se eu fizer algo por você, será meu eterno devedor, em todas as ocasiões.

Tudo que lhe disser, tem de ser respondido à altura, mesmo que não compreenda.

Aja como espero, senão vou me cansar de você.

Está obrigado a ter paciência comigo, mesmo que eu não a tenha consigo.

Tem de respeitar meus valores, mas não tenho nem interesse em conhecer os seus.

Goste de quem eu gostar, respeite quem eu respeitar e destrate quem eu destratar.

Esteja sempre à minha disposição. Demonstre que sou importante.

Valorize meus atributos e talentos, mas não fale dos seus.

Se você nunca disse essas frases, ao menos as ouviu de algum “amigo”.

Existem amizades sem expectativas ou cobranças? É possível, mas pouco provável.

O que ocorre, em muitos casos, é que elas acontecem de forma tão dissimulada, que fica quase impraticável detectá-las. Porém, tente agir com mais liberdade, deixando de atender às chamadas, deixando de comparecer a encontros, evitando conversas (mesmo aquelas que só servem pra arrotar palavras) ou dando opiniões contrárias, e verá caretas, ouvirá cochichos, aguentará impropérios e poderá até ser intimado ou colocado no gelo.

Atravessei décadas de existência, vendo todo tipo de intriga, desentendimento, briga, afastamento e outras atitudes usuais, estragando estruturas familiares, papos entre vizinhos, relacionamentos amorosos, convivência profissional e parcerias várias. No princípio evitava um contato mais próximo, para não cair num desses buracos, mas o único jeito que encontrei, para afastar o drama de minha vida foi me tornar um recluso, afastado da roda viva social.

Nunca criei qualquer expectativa, em relação às pessoas que permaneceram por perto ou aquelas que passaram e se foram. Tudo que fiz, dei, entreguei, não teve preço, condição ou compromisso. Não espero nada, não quero nada, e se puder, eventualmente, conversar, fazer alguma observação, receber algum retorno, terá sido por iniciativa alheia, sem cobrança.

E continuo vendo mulheres que cobram atitudes de homens, amantes que cobram mais virilidade, macheza, exclusividade, casais que cobram fidelidade, empregados que cobram direitos, patrões que cobram entrega total, cobrança, cobrança, cobrança.

Não vejo ninguém exigindo deveres, preocupando-se em dar liberdade, focando mais em dar de si do que receber, tentando compreender, sem a preocupação de ser compreendido, vivendo sem esperar qualquer tipo de reconhecimento, apenas pelo prazer de viver bem.

Nunca vou acreditar que possa existir amor, afeto ou amizade onde há posse, exigência, cobrança, regras, imposições, restrições, segredos. A amizade é uma versão afetiva do amor pleno, que conecta amantes, e o amor, seja em que nível for, não sobrevive onde não exista liberdade total, ampla, irrestrita. Qualquer encilhamento na cacunda de uma alma, provocará, inquestionavelmente, algum tipo de mal estar; seja percebido ou não. E um dia, aflorará.

Temos muitos candidatos a recebedores, mas pouquíssimos pagantes, assim como temos muitos questionadores, mas ninguém se considera em erro.

Bom senso e desapego, numa xícara de simancol, fazem bem à alma, e aos outros.

Este é um mundo complicado, onde os egos, supervalorizados, digladiam.

nuno andrada
Enviado por nuno andrada em 04/09/2016
Código do texto: T5750326
Classificação de conteúdo: seguro