Homem das Cavernas

Quando o homem se tornou um animal sociavel, desde que começou a andar ereto... ha mais de 4 milhões de anos atrás, ele passou a ser um caçador e guerreiro tribal, onde a cooperação social era um fator importante de sobrevivência....

Todos os instintos sociais humanos se desenvolveram bem antes da esfera intelectual...o instinto maternal, a cooperação,a curiosidade, a criatividade,até a compaixão e o altruísmo, sem deixar de mencionar a tal competitividade,esses instintos são muito antigos... e podem ser vistos nos antropóides (macacos sem cauda) também.

Mas, o ser humano novamente se distingue dos outros primatas por conta de uma característica mental muito forte....gradativamente desenvolvemos o auto-controle... a capacidade de modificarmos qualquer comportamento social, mesmo que instintivo, de maneira a torná-lo mais útil para a nossa sobrevivência....

Quanto mais disciplinados, e capazes de auto-controle e de planejamento, o quanto mais nossa mente racional for capaz de dominar a emocional e instintiva... mais humanos seremos.

No entanto, algumas coisas foram incrustadas na forma de viver e não ha como mudar...ontem mesmo fui à caça...deixei minha familia abrigada na nossa caverna no Recanto de Portugal...e com minhas lanças da Mastercard e do Visa abati um animal para alimentar minha prole...o fogo ja estava aceso e ao redor dele saboreamos o fruto do meu esforço de caçador...contei algumas historias para eles, rimos até que no fogo acabou....a TV passou a transmitir o horario eleitoral gratuito...e antes que o descontrolado lider primata arremessasse alguma ferramenta primitiva contra a telinha e acabasse definitivamente com aquele "bla bla bla eleitoreiro"...o humano em mim pressionou o "power" da ferramenta contemporânea e cada um de nós foi fazer outras atividades individualmente...é o tal do auto controle em prática !