7 MATUTANDO

7 - MATUTANDO a sombra do coqueiral.

Como pessoa normal, que penso ser, sou ataviado, também,por toda e qualquer tragédia. Porém não sinto que me bata à passarinha por desastres possíveis, ainda que os possa lamentar. Também não sou tomado pela emoção (geralmente indignada) como se eu mesmo fosse vítima direta da tragédia. Fico nos meus próprios limites porque aprendi, depois de ter presenciado ou tomado parte e conhecimento de milhares de tragédias, a me comportar diante delas de acordo com meu grau de envolvimento. Como não sei, e nem preciso, tirar proveito das tragédias dos outros, fico com essa insuportável cara de “deja vu”, diante a TV, principalmente, e dos jornais e revistas, em geral. Quando não sou parte das tragédias, ainda que possa ser indiretamente, fico apenas perplexo, e com essa cara enigmática. Protestar sem poder “bater a onde dói” é coisa que não faço mais; não me sinto bem de Quixote nem de moinho. Não sou omisso, erro e nunca errei por falta, sempre foi por excesso e em grande quantidade

Nas democracias capitalistas a doutrina neoliberal é uma ameaça constante, entre outras, pelas quais já passei. Noam Chomsky ensina que “o caráter liberal do capitalismo é estruturalmente falho e moralmente maléfico”. Nessa nossa República, que começou com o golpe de um militar, (enganado que foi pelos republicanos interessados, e tomado pelo ódio, pela desconfiança e pelo desejo de poder e glória, mesmo sendo amigo do Imperador, acabou com o Império) e sem a participação do povo, de organizações da sociedade e sem que alguém desejasse esse novo regime político, de lá até hoje, passamos por governos populistas,militares,e neoliberais. O populismo, ora foi democrático, ora foi ditatorial. A ditadura militar, depois de passadas décadas, quase nos leva a novo populismo. Escapamos e caímos no neoliberalismo. Agora vivemos sob o domínio do mal; do mal feito, do mal fadado, do mal arrumado, do mal educado. Um “regime” (!) incompetente e irresponsável aliado aos aproveitadores de sempre. Não é de direita nem de esquerda, se é que isso ainda existe. Não é socialista, nem comunista, porque isso já não existe mais; e não é sindicalista (porque transformou sindicatos livres em sindicatos partidários) e deles se afastou como também afastou –se dos “movimentos sociais” que sustentavam o partido que chegou ao poder. O PT. Também não é bolivariano porque nós, os brasileiros, somos os únicos em toda a América do sul que não temos nada a ver com isso.Não somos solidários; somos solitários.

Esse Governo é tudo o que não era para ser (como sabem agora,ou á quatro/cinco anos passados quem entendeu o golpe), por determinação dos dirigentes pragmáticos do trabalhismo operário que tinham em “mãos” uma figura sindico - carismática. Hoje andam as voltas com o capitalismo liberal que é, por sua vez e opção, dominado por um sistema que controla o capital financeiro internacional. Bautista Vidal disse, há anos, que esse sistema nomeia os diretores do nosso Banco Central e o nosso Ministro da Fazenda., desde o Governo do general Castelo Branco. E ele foi do governo Geisel.

Esse Governo, legitimado por milhões de votos, mas que, ainda assim, não representa o desejo da maioria, dos quase 200 milhões de habitantes, usou o que é comum numa campanha eleitoral que é duplicar a moral dizendo uma coisa e fazendo outra. Não estou me queixando. Apenas constato que assim eleito, e depois governando, Lula destina suas ações em duas direções. Uma para concretizar os objetivos do partido no poder e outra para realizar as finalidades do grupo (ou esquema) que o elegeu. Para o povo administra dando o que ele mais precisa para sua sobrevivência imediata; relativisa. E é, assim, tido como ideal. O grupo (ou sistema) não se importa em desmantelar o Estado brasileiro para colocar o Partido dos Trabalhadores acima e sobreposto à sociedade. De nada adianta, por isso, atacar o governo, gritando, vestindo camisetas e portando faixas, esperneando, e reclamando tomado pela emoção (uns poucos, individualmente, e a grande maioria coletivamente) sem “bater a onde dói” . O poder não pode manter o Governo em funcionamento desmantelando o Estado Lênin disse ( ou escreveu) alguma coisa parecida com “se não der para adiar o desfecho, deve-se tirar proveito do que for possível lançando a culpa no adversário”. Acho que aquilo que se chama (ou chamam) de direita no Brasil não é capaz ( e nunca foi ) de liderar uma revolta popular nessa banda sul americana pois ela sempre será cooptada pela argirocracia de esquerda que a pariu.Não se muda nada em nenhum Governo sem bater a onde dói.

Enterrem-se os mortos agora, outros virão, com a dignidade, a pompa e a nobreza possíveis. Abriguem-se da dor na lei possível para aliviá-la na justiça que se acredita cega e justa. Veremos!.

*******************************

Marco Aurélio Garcia ( Êta gauchinho, já meio tordilho! Ex Juliano, que quer dizer ex aluno do Colégio Julio de Castilhos, em Porto Alegre, que já foi uma das melhores escolas públicas do Brasil, foi um bom líder estudantil) pode fazer o gesto que bem desejar para expressar seus sentimentos (!) como melhor quiser. Porém, como homem público da República, por seus gestos indignados, - sejam eles para que demonstrações forem - nós podemos fazer a melhor leitura de quem se trata essa pessoa. Lembrou-me o Fradinho, do Enfil, não só pelo gesto, mas porque também é muito parecido.Em tudo.O Assessor de Imprensa foi além, mais explicito com seu gesto: “no deles - cravou -(empresas aéreas), nós estamos livres!” foi o que entendemos. O que será que homens públicos, dirigentes,gestores,apaniguados... ou seja lá o que forem, fazem as escondidas, quando não estão sendo vistos pelas câmeras chereteiras?

**********************************

O presidente Lula continua imbatível. Em tudo. Dessa vez levou três dias para fazer um pronunciamento a Nação sobre o terrível desastre aéreo acontecido em plena cidade de São Paulo. Disse que estava chocado (ou coisa parecida) como estão todos os “homens e mulheres desçe pahízs”.Ta, injusto! E os mosquitos, e as girafas, e os rios e as montanhas...e os gays e as lésbicas e os simpatizantes e afins...? Pândego, esse Presidente. A Ministra Dilma Rousseff deveria ter mais cuidado ao escrever os pronunciamentos do Operário-Analfabeto-Presidente.

********************************

Hipocrisias

Uma – Senhoras e senhores: acaba de falecer o senador Antonio Carlos Magalhães, “esse grande político baiano” conforme a Rede Globo de Televisão.

Duas - Depois do pavoroso acidente com um avião da Tam (que começou a voar na década de 60 como Táxi Aéreo Marília - TAM) a socialite de esquerda (!!!) Marta, ainda Suplicy, pousada no Ministério do Turismo, terá que gozar, como sempre gozou, porém tensa. Mas,mais uma vez, fingindo!

Três – Aquele jovem namorado aos berros nas tevês do Brasil, é coisa de editor mau caráter. Claro!

Quatro – O Deputado Federal Ônix Lorenzoni chorando a morte do Deputado Federal Julio Redeker no IML de São Paulo. Vulpino Argento, o demente, disse-me, aos prantos, que isso é o mesmo que gozar, como goza Marta, porém com o (ou a) dos outros. Que coisa esquisita e complicada. Eu gozo...bem isso é pra quem está comigo.

Cinco – O repórter idiota: “como-o-senhor-está-se-sentindo-com-a-morte-de-sua- mulher-nesse-pavoroso-acidente-aéreo,-o-maior-do-Brasil-acontecido-nos-últimos-cinco-anos,-em-toda-a-história-da-aviação-brasileira-de transporte-aéreo-coletivo”?

Seis – Um colunista (!) da “Folha” diz que “gostaria imensamente de ter minha dor amenizada por uma manchete que estampasse, em letras garrafais, (pois que seja!) "GOVERNO ASSASSINA MAIS DE 200 PESSOAS". Que alívio, heim! colunista? E em seguida revela que em seu consultório de psiquiatria diz, aos seus infelizes pacientes: “Não quero falar desse(!) assunto”. E que seus infelizes pacientes respondem com alívio: “Ufa, eu também não!”. O colunista acha que isso “é o desabafo da impotência compartilhada”. Ah, bom! Esse é o lugar aonde dói.

**************************************

Um “querido amigo” espanta-se com o primeiro dos 7 Mandamentos da Filosofia Política da TAM, que diz “nada substitui o lucro” É isso mesmo, querido amigo. Nada substitui o lucro nas empresas, nas relações, nos jogos, nas disputas...As substituições somente acontecem nas perdas.E, somente nelas, é que temos substitutos, muitas vezes,bem melhores.Mais a altura, digamos assim.Espante-se mais: o lucro não é pecado, como ensina e subjuga o cristianismo católico apostólico romano. Coitadismos como,” faz parte”,”é o jeito”, e” fazer o que”, infelicitam; empobrecem. Conformam.

****************************************************

Leis de Murfy (entre muitas outras )

- Se há a possibilidade de várias coisas darem erradas, todas darão. Ou a que causar mais prejuízos.

- Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras, e conseguir driblá-las todas, uma quinta surgirá do nada. E seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:

a) interpretá-la mal

b) falsificá-la.

c) dizer que já tinha previsto tudo em seu último relatório.

*********************************

Indagação: imprecisas e inúteis.

Não sou fatalista, nem insensível, nem idiota, nem estúpido, nem debochado, nem sarcástico. E também não dedico a todos os Governos o meu mais profundo desprezo e desconsideração e aos seus eleitores. Será que não?

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 22/07/2007
Reeditado em 23/07/2007
Código do texto: T575264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.