Lixo Extraordinário

Vou abordar um tema, que tem mexido comigo nos últimos meses, na verdade desde que tomei conhecimento, e entendi de fato o que é exclusão, e miséria, quando digo miséria, e não ter condições de comprar nem agua para beber, não ter saneamento básico, não ter direito a educação, o lixão, hoje ex-lixão de Gramacho, que deixou muitos catadores de lixo, apenas andando sobre o lixo, sem agua potável, as crianças chafurdando na lama com os porcos, ratos passando como se fossem animais de estimação, Gramacho (o antigo aterro sanitário) era onde as pessoas excluídas da sociedade conseguiam ser incluídas, pelo menos para sobreviver.”

Todo resto de esperança, todo resto do que você queira imaginar, tudo esta sendo concentrado ali, em Gramacho, sem apoio,sem suporte de governo, prefeitura, os ex catadores e suas famílias, vivem hoje de doações, de pedaço de esperança levadas por pessoas, que querem ajudar, são pessoas que vivem do lixo, mas não podem ser tratadas como lixo, são seres humanos, como eu, como você, como todos,nenhum barraco da comunidade possui água encanada, a não ser a casa do Sr. Jorjão. Ele puxou um cano de água da rua, que abastece toda a comunidade.

Todos utilizam baldes para pegar água na casa de Jorjão. Mas o abastecimento só é feito três vezes por semana, nos dias em que a água cai. A prioridade para a maioria é dar banho nos filhos e cozinhar. Como poucos barracos possuem banheiro, a maioria improvisa um lugar nos fundos de casa, normalmente no meio de muito entulho.

é com muitas tristeza, e com os olhos cheios de lágrima que venho retratar essa realidade, onde pessoas, não tem a menor condição de sobreviver naquela localidade.

Leandro Vidile
Enviado por Leandro Vidile em 08/09/2016
Código do texto: T5754328
Classificação de conteúdo: seguro