Desculpe-me pelo transtorno, estou em reconstrução

Recomeçar é começar de novo; é refazer depois da interrupção, é reconstruir. E quando falamos em recomeço, inevitavelmente, nos lembramos das festas de finais de ano, porque nada mais nos excita a começar qualquer coisa de novo, do que as 365 oportunidades que se abrem com a magia do novo calendário. Um ciclo que se fecha um novo que se inicia.

Entretanto é preciso compreender que a vida é um ciclo constante, não de anos, nem de meses ou dias, mas sim um ciclo frenético e acelerado que ocorre a todo instante, no tempo em que eu escrevo; no momento em que você lê esse texto. E não importa como e onde você esteja; não importa o quanto esteja ferido ou magoado, não importa o seu cansaço - RECOMEÇAR é necessário e intransferível; dar uma nova chance a si mesmo é uma espécie de renascimento e ninguém poderá renascer por você.

Acredite que recomeçar pode ser comparado com a reforma de um imóvel. Paredes serão derrubadas para dar lugar às novas, algumas serão simplesmente retiradas para ampliar o ambiente ou torná-lo mais iluminado, outras, porém, deverão ser mantidas exatamente onde se encontram, pois, se retiradas, podem prejudicar o sistema estrutural da residência. Essas paredes estruturais são nossos valores e princípios, que precisamos manter, sob risco da reforma desabar durante a execução.

Ao iniciar sua reforma esteja disposto a suportar os transtornos dela advindos, a remover a grande quantidade de entulhos que será produzida, pois toda obra ou reforma, seja ela de pequeno ou grande porte, gera entulhos que deverão ter destinação correta, que não podem em hipótese alguma ser descartadas em qualquer lugar. Tenha ciência de que essa responsabilidade é sua, apenas sua.

Não tenha medo nem se intimide! Não se preocupe, pois inevitavelmente, algumas pessoas se afastarão de você durante a reforma, quando alguns pingos de tinta ou cimento respingar sobre elas. Mas tenha certeza, se não te desculparem pelo transtorno, certamente não são dignas de estarem em sua nova residência quando a reforma estiver pronta, não merecerão sentar-se no sofá com você, tampouco frequentar sua mesa de jantar.

E aí, que tal ser hoje o seu grande dia? O dia em que você iniciará a reforma que há tempos vem adiando. Não tenha medo da reconstrução, não tenha medo de recomeçar, não tenha medo de conviver com a bagunça, com a poeira e o barulho. Não tenha medo de conviver temporariamente em um cenário de guerra, pois por mais atraentes que sejam determinadas construções, chega o momento que precisam ser demolidas, chega o momento em que é preciso dar novas formas a velhas muralhas que já não servem mais. Permita reconstruir-se, recomece sempre, ainda hoje, nem que seja a primeira vez. Quanto a mim, desculpem-me pelo transtorno, mas estou em reconstrução.