INSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO FORMAL, INTELIGÊNCIA-PARTE II

UM POUCO DE MITOLOGIA GREGA:

MNEMÓSINE, deusa escolhida por ZEUS para ser a mãe das 9 musas do conhecimento: Calíope (poesia), Clio (história), Polimnia (retórica), Euterpe (música), Terpsícore (dança), Erato (lírica coral), Melpômene (tragédia), Tália (comédia) e Urânia (astronomia). Nos escritos de PAROS, descobertos no século XVII, a estória do poeta grego SIMÔNIDES, especialista de memorizar – único sobrevivente de uma desmoronamento durante um banquete, identificou os corpos as vítimas lembrando-se do local onde cada uma estava sentada

1-FORMAÇÃO DA MEMÓRIA --- Toda informação captada transita por neurônios e células nervosas que vão se comunicando, como a seiva nas árvores, caminhos em várias direções. Na informação visual, a imagem é captada pelos olhos, segue pelo nervo óptico (formado por neurônios) até a parte posterior do cérebro, chamada occipital – formas, cores e movimentos. O arquivo vai para o hipocampo e depois é armazenado no cérebro.

2-ARQUIVO ORGANIZADO --- O cérebro é dividido por uma fenda em dois hemisférios, que são segmentados em lobos, regiões demarcadas sem muita nitidez. As informações são captadas pelos 5 sentidos; visão, audição, olfato, paladar e tato; e provocam impulsos elétricos e reações químicas em lobos diferentes, depois estes informes serão fragmentados, classificados e hierarquizados. O cérebro é uma rede bem montada que fornece imagens, sons, movimentos, emoções... tudo a ser ativada quando a memória pedir.

3-TIPOS DE MEMÓRIA, de acordo com as experiências acumuladas:

--- De curto prazo – sobrevive o tempo necessário para a informação ser utilizada. O aluno decora para a prova e o conteúdo permanece no cérebro até saber a nota – nem chega a formar um arquivo.

HQ – MAFALDA, de QUINO, cartunista argentino – 3 quadrinhos – Casalzinho de estudantes caminhando lado a lado, num cenário interior. ELE: “Com esse negócio de o James Bond ser o agente secreto ‘zero-zero-sete’ ... e os outros agentes secretos serem todos ‘zero-zero-não-sei-o-quê’, ‘zero-zero-não-sei-quanto’... toda vez que vejo meu boletim me sinto um pouco agente secreto!”

--- De longo prazo – quando dura anos, vira memória remota porque houve consolidação e foi de fato apreendida. De trabalho ou ativa – não se enquadra nas anteriores e é assim chamada por analogia com a memória dos computadores, uma gerenciadora da realidade: conecta as informações de curto prazo com as já arquivadas, compara, analisa e decide abrir ou não um novo arquivo, como por exemplo o primeiro capítulo de uma telenovela, a estreia, podemos esquecer parte, mas conservar na memória o tema principal, receber de longe em longe um novo capítulo, e decidir se continuamos até o último dia.

4-ESTRATÉGIAS PARA TREINO DE MEMÓRIA --- Estabelecer relações entre novos conteúdos e aprendizados anteriores, como um caminho novamente percorrido (evocação), tornando mais fácil um reconhecimento. // Criar elaborações mentais que envolvam recursos, como sons imagens, fantasias, significados, até mesmo humor. // Utilizar gráficos, diagramas, tabelas e organogramas para facilitar armazenamentos e resgates. // Durante uma aula, reservar os últimos minutos para repensar um resumo. // Usar brincadeiras, dramatizações e jogos geram relação entre o conteúdo e a situação lúdica.

HQ – LULUZINHA TEEN – 3 quadrinhos – Amigo mochila às costas: “Caramba! Eu me esqueci de uma coisa muita importante!” Ela: “A prova de hoje?” Ele pensa, mão no queixo, depois na testa, aflito: “Caramba! Eu me esqueci de duas coisas muito importantes!”

5-EVOLUÇÃO ETÁRIA DA MEMÓRIA --- Até 9 meses de idade, temos praticamente a quantidade definitiva de neurônios e são raras as pessoas quem lembram fatos ocorridos antes dos 4 anos de idade porque aos 2 primeiros os hemisférios cerebrais ainda não estão totalmente formados, ainda sem comunicação consolidada entre o lado esquerdo e o direito. Aos 7 anos, em geral a memória é mais dinâmica; se bem estimulada, os 9 ou 10 anos a criança começa a usar o raciocínio abstrato e constrói padrões e regras que permitirão reconhecer dados semelhantes. Após 13 ou 14 anos, aprimoram-se as habilidades matemáticas e de leitura e escrita, em resgate automático da memória. Nos adolescentes, a informação circula em altíssima velocidade no cérebro e cada hemisfério sabe o que outro guarda e faz. Aos 70 anos, quem garante memória esteja começando a falhar?

FONTE:

Revista ESCOLA – SP. Junho-julho/2003.

F I M