ORATÓRIA PERIGOSA


A oratória pode ser muito perigosa. O tom de voz empregado e as palavras ditas – mesmo não sendo as mais convincentes – podem levar muitas pessoas que as escutam a verdadeiros delírios. Tais palavras não as levam a ter sonhos, mas sim, a ter visões. E destes dois, qual o mais poderoso e aquele que penetra mais na mente humana? No meu ponto de vista os sonhos em si não são destrutivos, mas as visões podem abrir novos mundos, porém podem também destruir os mundos que já existem. As ideias desses oradores são maravilhosas. Elas inflamam as pessoas. Aquilo que eles dizem transmite uma pretensa verdade de que não pode haver outra maneira de pensar e que um novo mundo – melhor, é claro – surgirá se todos os seguirem. Pode erguer-se um idealismo, movido por um antagonismo natural à injustiça e à própria cultura do materialismo. Tudo isso pode ser fomentado e reforçado por aqueles que são dotados de um poder natural de liderança. Existem pessoas capazes de comunicar a outras um entusiasmo impetuoso, uma forma visionária de vida, acontecimentos e realizações. É o poder magnético que raras pessoas possuem de começar alguma coisa, de produzir e de criar uma visão. Estas pessoas têm e exercem um poder maligno. É como se mantivessem seus seguidores sob a ação de drogas para que morram por eles, que matem por eles, mesmo sabendo que também morrerão, mas acreditando que irão imediatamente para o paraíso perdido... Para uma felicidade perfeita e inacabável.
 
 
******