BENEDITO MERGO LIÃO

NO TEMPO DAS VACAS GORDAS

Só agora vindo a lume O Espêto, por isso mesmo, jamais se meteu em alhures... Entretanto, a matéria de que é formado nunca deixou de experimentar os sofrimentos do povo nem se furtou ao desprazer de, com a eterna vítima, amargurar nas intermináveis filas da banha, do açúcar, do leite...

Como se vê, com tais padecimentos, embora, um neófito, já era grande O Espêto.

Isto vem a propósito do ruidoso caso do leite, que, de tão sujo, se tornou azedo, pois, segundo os jornais, os ditadores da CEL sonegavam ao ludibriado povo carioca o mais cândido dos alimentos – o leite – e o revendiam aos magnatas espertalhões do câmbio negro, enquanto a população se desmilinguia na fila, com os olhos fitos no romântico “slogam” do “Beba mais leite”...

Felizmente, deito-lhes a mão a polícia, para gáudio de todos nós.

- Que “deleite”!

Entre os estrategistas do avanço à bolsa do pobre – descobriram as autoridades – figurava o nome do químico José Pereira “Mouco”, que, à grita popular, fazia “ouvido de mercador”, condenando o leite para “mamar” com a quadrilha.

Mas o delegado Paula Pinto, que não é “irmã” Paula, nem “galinha morta”, resolveu chamar a turma às falas.

Nunca o “Mouco” pensou ouvir tanto...

Isto se Du vai por muitos meses; mas convém ser lembrado, para a imprensa diária – principalmente A Notícia – não se esquecer de indagar em que pé está o processo, pois casos como esse do leite costumam morrer com o Pão de Açúcar em cima, por, geralmente, interessarem a gulosos piratões da polícia...

Autor: Nestor Tambourindeguy Tangerini

Com o pseudônimo Benedito Mergo Lião. Revista O Espêto, p. 4, 15 de abril de 1947.

Bergamota
Enviado por Bergamota em 14/09/2016
Código do texto: T5761105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.