NÃO GOSTA DE POLÍTICA?

Tem gente que afirma, com veemência, até de forma politicamente incorreta, que não gosta de política. Porém, já dizia Platão: “Quem não gosta de política será governado por quem gosta”. Em outras palavras, quem não participa de nada terá de aceitar as decisões de quem participa de tudo.

Ficar em cima do muro faz tão mal que a pessoa pode cair de cabeça em pedra dura. Queiramos ou não, tudo na vida é política e a política partidária interfere, diretamente, em nossas vidas, mesmo que você não vote em ninguém e, principalmente, quando você vota, de forma displicente, em qualquer candidato. Sua vida, a de sua família e a de seus amigos sofrerão o revés de sua própria conduta junto às urnas. Por exemplo: quando você reclama do preço do feijão, da gasolina, do IPTU, da falta de segurança, da saúde falha, das condições de seu bairro, entre outros tantos, você está reclamando, de alguma forma, da política exercida por você, na aplicação das eleições.

Quem aumenta os tributos e perpetua a má distribuição de renda são, justamente, os políticos que você elegeu ou permitiu, por sua falta de participação efetiva, estar, substancialmente, no poder. Não importa qual poder seja: pode ser na esfera municipal, estadual ou federal. Quem ganha as eleições detém esse poder. Por isso, como tudo é política, é muito importante sua participação consciente, pois você também pode mudar o rumo das coisas, dar continuidade naquilo que está sendo feito de bom, e transformar a vida de toda uma sociedade, em uma condição, digamos, mais digna, de se viver.