Ternas Lembranças

No ano de 2004 fui convidado a trabalhar voluntariamente numa igreja no estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de São José na Grande Florianópolis. O convite foi desafiador pelo fato de ser uma nova região do país, cultura totalmente diferente, uma vez que na época eu morava na região Sudeste, na cidade de Arujá em São Paulo.

Como bom aventureiro que sou, acabei aceitando o convite e cheguei na região Sulina, no dia 4 de setembro de 2004. Inicialmente tudo era estranho, apesar de ser no mesmo país, mas o Brasil é muito grande abrangendo vários povos e várias culturas, o que faz com que nossa nação seja bem heterogênea.

Os dias foram passando, e as dificuldades foram surgindo, achei até que não iria jamais me adaptar no sul. Algo que estranhei de cara, foi o fato do povo na região Sudeste, serem bem receptivos, comunicativos ao contrário que na região Sul, o povo é mais desconfiado, demora mais tempo a confiar nas pessoas, fazendo com que sejam mais sisudos.

Ainda bem que Deus é misericordioso e logo quando cheguei na região fiz amizades com as famílias da Salete e da saudosa Tia Ica, e sempre que tinha um tempinho, era lá que eu ia pra distrair e bater um bom papo. Dessa forma o tempo foi passando, fui vencendo os obstáculos, e passei a observar que o Sul não era assim tão ruim, e comecei a ver o seu lado bom.

Eu morava no barreiro, meu apartamento ficava a 700 metros do Shopping Itaguaçu e a 500 metros da Faculdade Estácio de Sá. Brincando pensei, se eu morar 4 anos aqui, daria pra formar uma vez que moro dentro da Faculdade, e com isso no ano de 2006 tomei a decisão de fazer meu curso de Administração, formando em dezembro de 2009.

A minha amizade com as famílias da Ica e da Salete cada dia que passava solidificava mais e mais, e com isso os churrascos passaram a ser uma constância. Louvo a Deus por ter conhecido essas famílias, sem eles talvez nem tivesse continuado na região Sul.

O shopping Itaguaçu passou a ser meu lugar de lazer e distração. Dentro do Shopping tinha um supermercado cujo nome era Imperatriz, lugar que tinham deliciosos pasteis fritos na hora que eu simplesmente amava. No hall de entrada do cinema era cheio de poltronas, eu adorava ir pra lá apreciar o movimento e de quebra levava um livro pra ler. Toda quarta-feira era dia de promoção no cinema, onde o ingresso tinha 50% de descontos, praticamente eu não perdia uma quarta-feira. Assistia todos os filmes que eu tinha direito. Era tudo muito divertido.

Praticamente o hábito de correr foi lá que adquirir, todas as manhãs eu ia para Beira-mar fazer exercícios e a corrida era realizada deliciando a beleza da orla.

Inicialmente eu tinha dificuldades com as temperaturas baixas e as chuvas constantes, mas com o tempo passei a me deliciar tanto com as chuvas, como com as baixas temperaturas me afundando na cama cheia de edredons. O sono era mais saudável.

O comércio era muito bom, além de oferecer várias opções, passei a me comportar como se fosse da região Sul, passei a tomar gosto pela região, cheguei até a pensar que jamais sairia do Sul, mas infelizmente por questões particulares me vi obrigado a sair da região Sul e em Outubro de 2012 voltei pra região Sudeste, onde fui morar em Belo Horizonte.

Hoje 4 anos após a minha saída de São José, relembro com ternura dos 8 anos que tive a oportunidade de conhecer e conviver com os meus queridos da região Sul.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 18/09/2016
Código do texto: T5764537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.