CULTURA

CULTURA

A palavra cultura traz uma conotação muito forte, pois está relacionada com as virtudes e defeitos de uma sociedade, de uma população ou mesmo de uma comunidade. Dependente das qualidades intelectuais do individuo, a cultura pode ser rica ou pobre. O ambiente em que vivemos e onde ela está inserida, pode ter uma denotação feérica ou geênica. A cultura pode ter variante dependendo do grau de instrução ou da qualificação intelectual (QI) das pessoas. Dizem que a cultura não existe em seres humanos genéricos, isto é, em situações abstratas, mas em homens e mulheres concretos, pertencentes a este ou aquele povo, a diversidade de classes e a um determinado território, associado a um regime político seja ele qual for, e com uma boa fixação e realidade econômica. Como se vê a cultura exige certos apetrechos que às vezes se distanciam de algumas pessoas menos aquinhoadas. “O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia”. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são idéias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o permitido e o interdito da vida social. Assim, a monogamia – ser fiel a um único parceiro matrimonial – é um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais. Em muitas outras culturas, uma pessoa é autorizada a ter várias esposas ou esposos simultaneamente. As normas de comportamento no casamento incluem, por exemplo, como se espera que os esposos se comportem com os seus parentes por afinidade. Em algumas sociedades, o marido ou a mulher devem estabelecer uma relação próxima com os seus parentes por afinidade; noutras, espera-se que se mantenham nítidas distâncias entre eles. Aqui já encontramos indícios de uma cultura social onde estão presentes os laços familiares que normalmente são estabelecidos por uma Carta Magna, ou uma Constituição de um determinado povo ou País. São normas que não podem ser feridas sobre qualquer pretexto, visto que pode causar problemas sociais graves.

A cultura tem várias conotações, tais como: “Erudita; Cultura Popular; Cultura de Massas”. Segundo o filósofo alemão Walter Benjamin, uma obra de arte ao ser reproduzida perde sua “aura”, que seria seu caráter único e mágico (típico da cultura erudita), mas em compensação isso possibilitou que elas saíssem dos museus e coleções particulares para serem conhecidas por um número muito maior de pessoas, assim, as técnicas de reprodução das artes poderiam contribuir para uma revolução na própria política das artes plásticas, que antes eram exclusivas da elite e parte da cultura erudita e passam a ser acessíveis às massas. Na simples concepção podemos afirmar que tudo na vida é cultura ou faz parte da cultura? Tudo é cultura? Sim e não, dependendo de usarmos o conceito amplo de cultura ou o conceito restrito. Considerando, em primeiro lugar, o conceito amplo ou antropológico, cultura é o modo como indivíduos ou comunidades respondem às suas próprias necessidades e desejos simbólicos. O ser humano, ao contrário dos animais, não vive de acordo com seus instintos, isto é, regido por leis biológicas, invariáveis para toda a espécie, mas a partir da sua capacidade de pensar a realidade que o circunda e de construir significados para a natureza, que vão além daqueles percebidos imediatamente. A essa construção simbólica, que vai guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura.

A cultura, nesse sentido amplo, engloba a língua que falamos as idéias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, todas as esferas da atividade humana. Mesmo as atividades básicas de qualquer espécie, como a reprodução e a alimentação, são realizadas de acordo com regras, usos e costumes de cada cultura particular. Os rituais de namoro e casamento, os usos referentes à alimentação (o que se come, como se come), o preparo dos alimentos, o tipo de roupa que vestimos a língua que falamos as palavras de nosso vocabulário, tudo isso é regulado pela cultura à qual pertencemos. A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade humana. A cultura tem uma sinonímia bem ampla e rica e somente poderemos conceituar concretamente a cultura como auto-realização do ser humano ou da pessoa humana no seu mundo, daí se pode avaliar a cultura por países ou regiões. Os nômades, os silvícolas, os aborígines são comunidades com suas particularidades e uma difere das outras. O homem pode ser um agente de cultura, um conhecedor de dados culturais e ser um agente da cultura e para se firmar precisa da consciência disso. Vejam como é vasta a definição de cultura e seu valor para o homem e a sociedade a que está ligado e inserido. Cultura vem do latim cultura e assinala o ato, efeito ou modo de cultivar; cultivo; cultivo agrícola é também um tipo de cultura; atividade econômica dedicada à criação, desenvolvimento e procriação de plantas ou animais, ou à produção de certos derivados seus; o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é à base das interações sociais. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística; o processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso; atividade e desenvolvimento intelectuais de um indivíduo; saber, ilustração, instrução; refinamento de hábitos, modos ou gostos; apuro, esmero, elegância.

O conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais; como conceito das ciências humanas, em especial da antropologia, cultura pode ser tomada abstratamente, como manifestação de um atributo geral da humanidade ou, mais concretamente, como patrimônio próprio e distintivo de um grupo ou sociedade específica; já na filosofia representa a categoria dialética de análise do processo pelo qual o homem, por meio de sua atividade concreta (espiritual e material), ao mesmo tempo em que modifica a natureza, cria a si mesmo como sujeito social da história. Método ou atividade que consiste em promover, em meios artificialmente controlados, o desenvolvimento ou proliferação de matéria viva, como microrganismos, células e tecidos orgânicos, órgãos ou parte de órgãos. Cultura imposta pela indústria cultural; indústria cultural; cultura física; desenvolvimento sistemático do corpo humano por meio de ginástica e desportos. Cultura material designação geral dos aspectos culturais determinantes da produção e uso de artefatos. Poderíamos inserir nessa matéria muitas nuanças sobre a cultura, mas para se ter uma boa idéia o aqui exposto dá um entendimento bem singular para aqueles com a preocupação em delinear a cultura como conhecimentos gerais de um povo ou de uma comunidade.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ACADÊMICO DA ALOMERCE E MEMBRO DA ACI

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 23/07/2007
Código do texto: T576914
Classificação de conteúdo: seguro