A PARAÍBA SEDIA O MAIOR EVENTO DE BIBLIOTECA ESCOLAR DE 2016

Nos próximos dias 7 e 8 de outubro estará acontecendo em João Pessoa o maior evento sobre Biblioteca Escolar do ano, na UFPB: o Encontro Paraibano de Biblioteca Escolar – EPABE. A abertura será no auditório 411 do CCHLA/UFPB, no dia 7/10, às 19:00 horas.

O empreendimento cultural tem a coordenação do CRB-15, Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba – APBPB e UFPB.

A Prof. Dra. Bernadete Santos Campello, da UFMG, será a conferencista da noite de abertura, com o tema “Biblioteca escolar: espaço de múltiplas dimensões”.

Campello é uma autoridade em Biblioteca Escolar e a sua tese de doutoramento versa sobre essa questão tão cara para a excelência na educação: “Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico”.

Para a cientista da informação “...a leitura deve ser democratizada, isto é, deve ser acessível a todos os cidadãos ou, como explicitou Magda Soares, a democracia cultural pressupõe “uma distribuição equitativa das possibilidades de leitura e do direito à leitura” (SOARES, 2004, p. 20). Nesse sentido, a democratização da leitura presume que sejam oferecidas condições para que as pessoas leiam. Assim, as questões abordadas pelos autores que acreditam e lutam pela democratização da leitura dizem respeito em geral a: existência de boas bibliotecas, tanto públicas quanto escolares; custo e distribuição do livro no país; políticas públicas de incentivo à leitura; socialização das pesquisas sobre leitura, dentre outros.”

O evento promete marcar o calendário cultural da cidade verde. E como a substituição da expressão “hábito de leitura” por “prazer de ler” é uma das defesas de Campello, o EPABE leva também para a abertura os poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Os vates terão 30 minutos para demonstrarem o prazer de ler, de recitar o cordel da escola de Leandro Gomes de Barros.

O segundo dia começará com o “Colóquio sobre Biblioteca Escolar”, coordenado pela Profª Dra. Izabel França de Lima, dando-se sequência com a mesa redonda “Prática profissional em Biblioteca Escolar”, coordenada pela Profª Dra. Edna Gomes Pinheiro.

Outro tema que será debatido é a universalização das bibliotecas, através da mesa redonda “Os desafios para implementação da Lei 12.244/2010 na Paraíba”, cuja debatedora será a Profª. Ma. Ediane Toscano Galdino de Carvalho.

O mestre e doutorando em Ciência da Informação, Edilson Targino de Melo Filho, conduzirá o “Fórum permanente sobre Biblioteca Escolar no Estado da Paraíba”.

Para fechar o EPABE com chave de ouro, o grupo cultural BiblioSolidário fará uma performance “incentivando a leitura”, na Praça da Paz.

Oportunidade ímpar para os alunos, professores, pesquisadores, amantes da leitura, bibliotecários, jornalistas, escritores, editores, gestores de informação e para as prefeituras municipais. Estas, através do EPABE, poderão se inteirar do processo de abertura das bibliotecas escolares em seus municípios.

Sander Lee

Presidente da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba - APBPB