ESQUENTAR A CABEÇA, POR QUÊ, PRA QUÊ E COM O QUÊ?

32.555

Sábado, 24 de Setembro de 2016

    Mais uma vez se faz citação a respeito do tempo da existência da humanidade. Mesmo que não se saiba exatamente quanto tempo ela existe, mas não é difícil, por exemplo, admitir que este já tenha sido suficiente para determinar e definir todas as ações positivas  e negativas do ser humano no planeta.

   E mais exatamente em nosso país, o Brasil, que ainda costumo classificar como um país subdesenvolvido, se comparado aos outros ditos de primeiro mundo, porque as coisas aqui ainda rolam de forma quase que insustentável, onde as discussões são, em grande maioria, até risíveis.

   Oras, se há muitas deficiências aqui, essas já deveriam ter sido resolvidas, sim. Porque o mundo está aí ao nosso dispor e não seria difícil copiar as coisas positivas que existem lá fora, por exemplo, colocando-as em prática objetiva em nossa nação. Mesmo sabendo-que que em cada povo  existem umas ou muitas características peculiares. E isso é fator a ser analisado e respeitado.

   Mas no cômputo geral, não seria difícil adaptar-se certas circunstâncias a nós. Também sabendo de antemão que o brasileiro possui características sui generis. Mas que grande parte das nossas deficiências vem desde a época do nosso descobrimento por parte dos portugueses, onde consta, segundo alguns historiadores, que fomos descobertos por mero acaso, bem como por um contingente de pessoas fora dos padrões de correção moral, haja vista que nas naus descobridoras, vinham parte da escória portuguesa, que aqui se instalaram e geraram a nossa nação.

   E seja tal hipótese mera conjetura, de certo modo não pode ser descartada. Isto porque aqui no Brasil, os modos e os procedimentos de boa parte da população, deixa muito a desejar, no aspecto da lisura e do comprometimento com a probidade. E não é difícil buscar-se tal confirmação, quando se vê as performances das pessoas que estão no âmbito público/político do país.

   Também se costuma dizer que somos uma sub cultura americana, a ponto dos los hermanos argentinos nos classificarem como "macaquitos". E isto gera muita discussão e atrito entre as pessoas de um lado e outro. Mas que se ficasse mesmo definida tal ideia, seria imaginar que o nosso país já deveria ter alcançado um padrão muito melhor do que o que possui. 

   Agora, nesses últimos dias, um bochincho envolve as discussões sobre a educação escolar no Brasil. E anda mexendo com muita gente. E realmente é de espantar tal coisa. Porque pelo tempo que existimos, tais situações já deveriam ter sido resolvidas e solucionadas a um bom tempo. E para fechar questão, deveríamos buscar soluções em nações milenares, como Japão e China, o que seria muito mais prático e eficiente de se realizar.

   Mas aí cairíamos num grande problema. Porque aqueles povos já possuem muita consciência do que é viver. Por vários e muitos motivos. Um deles pode-se atribuir às guerras pelas quais passaram. Mas o fator geográfico e climático, também influíram em suas vidas, haja vista que encontraram muitas dificuldades de sobrevivência dentro desses aspectos.

   No entanto, aqui no Brasil tudo corre às mil maravilhas. Nosso país é continental e de ótimo clima o ano inteiro. Passamos por algumas guerras, mas que não chegaram a causar nenhuma situação de total sofrimento como àquelas as quais tiveram as nações citadas. E mesmo que estejamos numa guerra especial com a criminalidade, a impressão que se tem que o povo nem quer saber de nada. E vive festivamente quase que o ano inteiro.

   Então, esquentar a cabeça por quê, pra quê  e com o quê?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/09/2016
Código do texto: T5770679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.