VOCÊ É O CULPADO, VELHO CHICO?
Crônica de:
Flávio Cavalcante

 

 
     Duas semanas se passaram do traspasse do ator Domingos Montagner e a polêmica ainda recheia intensamente as redes sociais, mostrando o lado vil do ser humano. Tenho presenciado alguns comentários maliciosos e fico a imaginar como pessoas que se dizem seres humanos demonstram atos tão maléficos em cima de um momento tão crucial na vida dos familiares e amigos que sentiram na pele aquele momento de dor.
 
     Os moradores do lugar pronunciaram que a cerimônia de luto aconteceu na aldeia dos índios do lugar e fizeram uma linda homenagem ao ator. Segundo informações, as palavras do cacique às margens do Velho Chico, tirou lágrimas das pessoas presentes e nas suas palavras ele delatou.
 
     “Porque estão querendo trazer a alma dele de volta? Ele nasceu de novo hoje. Se tornou um novo protetor do Rio São Francisco que estava tão esquecido. Porque esse Rio não pode morrer. A novela contou todos os mistérios do rio e esse foi um deles. Mas ele se tornou um ser de luz, pois a agua não tira a vida. A água dá a vida. Fiquem felizes pela alma dele pois, quando ele entrou no rio ele se despediu do corpo e a alma nasceu em um mundo melhor. Algum dia os brancos vão entender isso. Então, temos que fazer ritual para que os brancos entendam e sejam fortes, pois ele está bem. Ele é agora um protetor do Rio São Francisco.”
 
     As sábias palavras do cacique não foram o suficiente para as acusações de irresponsabilidade em cima da rede Globo, fizeram badernas com brincadeiras sem graça com a atriz Camila Pitanga, acusaram até o próprio santo de ter permitido a morte do ator. Soube por fontes fidedignas que estavam organizando um livro de assinaturas para secar de vez o Rio São Francisco entre outros absurdos como se o santo protetor dos pescadores tivesse culpa da morte do Domingos. Ironicamente se o ator tivesse morrido no mar, será que esses agitadores de plantão estariam pretendendo matar a mãe das águas Iemanjá?
 
     O rio São Francisco e seus mistérios. As margens são recheadas de lendas contadas pelo povo anoso da região. Segundo alguns historiadores não é à toa que as carrancas acompanham as embarcações. Dizem até que existem serpentes amaldiçoadas nas profundezas das águas daquele velho chico e há contos de pescadores que juram já terem vistos mal assombros e outras barulhos que parecem a voz do rio.
 
     Na hora do adeus todo mundo acusa todo mundo, até a própria natureza não escapou dos falatórios maldosos. Esquecem, porém, que o velho Chico carrega suas lendas e mistérios e como disse Shakespeare “Na natureza existem mais mistérios que a nossa vã filosofia possa imaginar”. A própria natureza mostra-nos de fato essa veracidade.
 
     Até agitadores religiosos evangélicos deram também o seu parecer dizendo “A morte do ator Domingos mostra mais uma vez que “Com Deus não se Brinca. A globo exibi uma novela espirita que exalta a exu e em toda história coloca satanás como Deus distorcendo palavras. No caso desse ator, cujo nome era SANTO, em várias cenas eram feitos rituais de magia negra, inclusive ouve um momento na novela em que ele desapareceu no rio São Francisco e foi dado como morto. Exatamente como aconteceu na vida real. Afogado pelo mesmo rio, chamado na novela como VELHO CHICO. No mesmo rio que em uma cena ele disse *No rio eu nasci, no rio eu me criei, e no eu vou morrer!. COM DEUS NÃO SE BRINCA, e você que assiste, tá participando dando audiência a algo que não exalta o Deus que servimos e dando brechas para que satanás faça o mesmo que fez com o ator."
 
     
Outros acontecimentos misteriosos aconteceram em gravações em outros produtos da emissora. Segundo fontes fidedignas dentro da Rede Globo aconteceu na novela Cobras e Lagartos de João Emanuel Carneiro. Em uma das cenas em algum capítulo da novela, havia no roteiro a gravação de uma cena numa pequena ilha localizada no rio. O que eles não sabiam, era que o Rio São Francisco fica com o volume de água mais elevado no verão e seca no inverno. Ao chegarem no local a ilha estava submersa e para cena ser realizada tiveram que fechar as comportas do rio para baixar o nível da água e daí realizarem a cena proposta pelo autor. O que eles não imaginavam era as consequências que poderiam acontecer com a abertura dessas comportas. A água foi liberada com uma maior proporção e acabou invadindo algumas casas do lugar prejudicando alguns moradores. Isso foi um caso abafado segundo a fonte.
 
     No final o santo também foi o autor do crime? E então quem vai pagar a conta, já que ainda hoje os moradores estão no prejuízo?
 
     No meu ponto de vista, o caso do ator Domingos Montagner foi uma fatalidade e acho que se deve respeito ao lugar que carrega esse presente da natureza e seus mistérios embutidos. O velho Chico que já foi explorado por muitas emissoras como palco de uma bela fotografia para enriquecer uma obra de teledramaturgia e é considerado pelos nordestinos uma das maravilhas do mundo.
 
     Chegando aos últimos capítulos trama. O lamentável acontecimento trouxe muita tristeza, mas também a certeza de que o famoso velho Chico está de braços abertos para receber novas produções de teledramaturgia que mostre para o mundo a beleza do lugar e em nome de todos os alagoanos agradeço ao carinho da rede Globo pela ideia genial de explorar os mistérios do nosso velho Chico e a descoberta do berço dos talentosos atores do local que abrilhantaram o folhetim.
 
 
 
Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 02/10/2016
Código do texto: T5778940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.