LIBÉLULA

Na minha infância, lembro que em certo momento da minha vida, morávamos em um pequeno barracão no distrito de Melo Viana na cidade de Coronel Fabriciano, no estado de Minas Gerais. Recordo-me que perto desse barracão tinha um ribeirão, onde eu gostava de ficar ali brincando e observando as libélulas, que também são conhecidas como cavalinho-de-judeu, lava-bunda, entre tantos outros nomes. Eu gostava de ficar vendo esses pequenos insetos a tocarem a superfície da água, e de vez em quando eu jogava algumas pedras no intuito de acertá-las, mas elas eram ágeis e se deslocavam das pedras com a maior facilidade.

Segundo estudiosos os ovos destes insetos são colocados na água, sendo que os ciclos da metamorfose podem durar até cinco anos. Isso me chama muita atenção, observo que nas nossas vidas, sempre teremos dificuldades, obstáculos que poderão nos intimidar, mas quando isso acontecer, lembre-se das libélulas, vejam quanta dificuldade elas tiveram que atravessar até tornar-se verdadeiramente uma libélula. Elas são símbolos de persistência, de luta e de coragem. Por isso quando a adversidade aparecer, sejam fortes, determinados e não deixem que nada venham desanimá-los.

Outro fato marcante nesses insetos, é o que quando se tornam adultos vivem apenas um décimo do total de suas vidas. É por isso que elas são tão atraentes, tão vibrantes. A forma como elas vivem a tocar-se na água demonstra um certo prazer naquilo que elas fazem. Eu penso que por elas terem o ciclo de vida tão reduzido, resolveram viver a vida que lhes restam de forma intensa. Por isso queridos leitores não percamos nosso tempo envolvidos com picuinhas, que só servem para nos tirarmos do foco, mas vivamos nossas vidas com toda a intensidade, com toda disposição e determinação como se não houvesse o amanhã.

Para encerrar gostaria de citar mais um fato marcante na vida das libélulas. Na época do acasalamento o macho segura a cabeça da fêmea, isso faz com que ela tenha que contorcer todo o seu corpo até que ela seja fecundada pelo macho. Quando tal ato acontece forma-se a figura de um coração. Com isso aprendo mais uma coisa sagrada com esses pequenos insetos. A vida além de ser vivida com toda a intensidade, deve ser vivida também com muito amor. Que tenhamos isso como foco em nossas vidas, que vivamos em total harmonia e paz amando principalmente a Deus e aos nossos semelhantes, sabendo que pra colocarmos isso em prática primeiramente teremos que nos amar primeiro.

Espero que essa pequena reflexão sobre a libélula sirva de valia para os meus queridos leitores e desde já deixo o meu agradecimento pela preciosa atenção de cada um de vocês.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 02/10/2016
Reeditado em 02/10/2016
Código do texto: T5779353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.