A escolha

As experiências com álcool, drogas ilícitas e sexo são cada vez mais precoces. Parece que os mais jovens têm uma necessidade de viver mais rapidamente. Ou que a sua curiosidade se satisfaça sem maiores prolongamentos. Sendo essa curiosidade, assim como a pressa de viver, estimulada por novos hábitos, mais libertinos, maior licenciosidade e até a presença de avanços tecnológicos facilitadores da comunicação como as redes sociais.

Não há jeito, esse caminhamento é inevitável. Como é inevitável o que chamamos de progresso, com a ocupação cada vez maior e predatória das áreas livres, com a utilização muitas vezes indevida dos cursos d'água e o desenvolvimento de armas cada vez mais sofisticadas para o estabelecimento de um predomínio militar no planeta e a consequente subjugação de nações menos desenvolvidas.

O que se pode fazer no sentido de uma eventual desmotivação dessa atitude libertária e inerente ao jovem, da conquista, descoberta e priorização de valores muitas vezes não convencionais, é o incentivo da autogestão, do autoconhecimento. Baseado no maior número de informações possíveis a que os jovens possam ter acesso para que façam a partir daí as suas escolhas. Já que, para eles, os mais velhos estão ultrapassados. E assumam, então, a sua responsabilidade diante da trajetória a ser percorrida.

Rio, 06/10/2016

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 07/10/2016
Código do texto: T5783818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.