À PROFESSORA BELONI E A TODAS AS OUTRAS

Não foi fácil eu entrar na escola com seis anos de idade.

Na época o mínimo era sete e a professora Beloni, responsável pelas matriculas, não deixava eu e minha mãe esquecermos desse detalhe, não cedia. Minha mãe também não, não era de desistir na primeira derrota, italiana que era.

Depois de algumas conversas , e uma galinha prometida , eu estava matriculado.

Os anos passaram, não lembro quantos, sempre envolvido no meio escolar. O tempo voou e a prof. Beloni nunca saiu das minhas lembranças mais doces. Senhora de estatura baixa, olhar maternal , cabelo sempre impecável mantido às custas de um bom laquê. Tipo de pessoa que não poderia ter tido outra profissão senão a docência.

Anos mais tarde eu cursava o último ano de faculdade, estava andando pelas ruas de Santa Maria, mais precisamente descendo a Riachuelo, chegando na esquina da Tuiuti, próximo ao clube Atlético, quando me deparo com uma senhora de estatura baixa e olhar maternal. Sorri de alegria e satisfação quando notei que seu cabelo estava impecável as custas do bom e velho laquê. Logicamente com seu rosto marcado pelas rugas e expressões da idade, dos tantos anos que ela dispensou na missão de ensinar.

Não me contive, aproximei-me chamei pelo seu nome: Professora Beloni?

Era ela.

Contei a historia da minha matrícula, dos anos agradáveis que passei sob sua orientação e da alegria de estar reencontrando-a em um momento tão especial da minha vida. Não sei se ela lembrou de mim, mas da minha mãe ela não esqueceu.

Alegria de poder contar que naquele ano eu estava terminando a faculdade.

Encerrando uma jornada tão longa e difícil que teve seu início no momento em que através da sua sensatez e bondade permitiu que eu entrasse na escola antes do tempo.

******************************

Tem coisas na vida que valem a pena pelos pequenos momentos que nos trazem grandes alegrias. Esse foi um deles.

Talvez um dia eu escreva algo mais longo, falando desta pessoa que foi tão especial em minha vida, mas no momento somente quis contar esta pequena passagem para agradecer a ela e a todos os professores pelo seu dia.

Aos professores: Parabéns pelo seu dia.