OS PAPAS NÃO SÃO SANTOS, MAS EXISTEM ANJOS!

Costuma-se chamar de Papas alguns festejados doutores em medicina aqui no Brasil. Cada um em sua especialidade, cobram pelas consultas um valor que poucos podem pagar, geralmente não aceitam convênios médicos, atendem somente o topo da pirâmide. Claro que não usam jalecos brancos, desfilam com seus ternos de grife ornamentados por gravatas Hermés ou de outros Diors.

Nada tenho contra o capitalismo, nem mesmo o selvagem, afinal só reclama do capitalismo quem está fora dele. Quando nós mortais, incomodados por alguma doença mais séria não conseguimos a solução nos médicos menos badalados, devotamos todas as nossas esperanças nos tais Papas. Recorremos ao cheque especial, sacamos aquela poupança que era para a tão sonhada pescaria em Manaus, ou recorremos a empréstimos, afinal a saúde é prioridade.

Antes do Papa nos atender, precisamos cair nas graças da secretária para que “arranje” um horário na repleta agenda do doutor. Ela logo percebe que não pertencemos à casta de clientes sangue azul e vai nos avisando sobre o preço da consulta.

Chegado o dia da consulta, levo minha filha cheia de esperanças e sofrendo muito a dor provocada pela sua doença. Ela tem Ehlers-Danlos, uma síndrome que deixa os ligamentos frouxos, fazendo com que clavícula, joelhos, quadril e outros membros saiam do lugar sem nenhum motivo aparente causando dor insuportável. É uma doença rara, nós sabemos, mas os Papas que se dizem especialistas e depois de pedirem um sem número de exames acabam por dizer que é assim mesmo e que não há o que fazer. Claro que há o que fazer para aplacar a dor de uma pessoa! Pra começar esses papas de merda devem se levantar das poltronas de couro e examinar o paciente e não deixar isso a cargo de assistentes. Não conseguimos nos conformar! Que esses cretinos joguem fora as dezenas de diplomas e certificados de congressos que participaram, pois se esqueceram do juramento de Hipócrates em suas várias versões, ou ainda criaram uma versão onde o ego e o dinheiro estão bem à frente das dores do doente!

Confio e agradeço aos Anjos que acabamos encontrando aqui e acolá, os anjos que não têm tantos certificados nas paredes dos consultórios mais humildes, mas que se prontificam a pesquisar a doença, a atender telefonemas durante as madrugadas, ao nos indicar colegas também competentes, apesar de não serem papas. Já fomos em vários papas da cidade, nenhum deles é santo! Que vivam os Anjos!

Laerte Russini
Enviado por Laerte Russini em 16/10/2016
Reeditado em 16/10/2016
Código do texto: T5793335
Classificação de conteúdo: seguro