UM PASSEIO INESPERADO

O texto a seguir é continuação do anterior e foi extraído de “Crônicas da Vida Inteira”, livro inédito sobre fatos da minha vida, adaptado para o Recanto das Letras.

PASSEIO INESPERADO

Um belo dia nosso professor de Latim, Inglês e outras mais nos convidou pra irmos à praia.

— Oba! — vibramos todos numa euforia danada.

Lotamos o Camões e fomos. O leitor está lembrado do Camões, não está? Não vá pensar que se trata do ilustre português... Muito bem, então vamos ao nosso inesperado passeio. O dia estava lindo, e a turma eufórica. Íamos dar um banho de mar na minhoca, coisa que a maioria nunca tinha feito. Muitos nem tinham visto o mar a não ser por fotografias. Estou falando dos mineiros, é claro. Tomar banho nele então, nem pensar. Só se numa encarnação anterior, como querem os espíritas.

Mas deixa estar, que de Corupá a São Francisco do Sul, que era aonde o Padre nos ia levando, não era nada menos de cem quilômetros, distância pra lá de longe pro coitado do Camões já tão velho e trôpego. O infeliz, pelo tanto que tossia, até parecia asmático além de diabético ou sei lá que febre danada tinha que o fazia volta e meia beber um balde d’água. Assim, aos trancos e barrancos chegamos à tão sonhada praia. Mas o sol já descambava bastante pra lá do meio-dia.

Seu Oscar, o bom motorista do seminário, estacionou o Camões a poucos metros da água, e lá fomos nós como um bando de marrecões aos quais se abre a porta da casinhola. Antes, porém, tivemos que ouvir as advertências do Padre:

— Vocês já são bem crescidinhos pra saber que o mar é perigoso. Ali pertinho, do outro lado, atrás da curva do oceano fica a África, mas ninguém se engrace de querer ir até lá — ironizou. — Eu não quero ficar aqui me preocupando com a afoiteza de ninguém. Agora podem ir, mas tomem cuidado!

— Ôh coisa gostosa! Que delícia! Que gostosura! — eram as exclamações de um e de outro ao entrarmos na água.

Contrariando a turma inteira, eu saí logo do banho e me juntei ao Padre, que lá sentado à sombra do Camões, dava conta do seu breviário atrasado e apreciava os banhistas.

— Como é, não gostaste?...

— Não gostei muito não — respondi. Esse cheiro esquisito no ar me enjoa, a água é pegajosa, parece que tem melado. Lá na ca... no rio é muito mais gostoso.

— Eu também não me afino muito bem com isso não — concordou o Padre.

Ainda bem que ele não percebeu a minha reticência, quando troquei a tempo o que ia dizendo pra não me trair dos meus banhos na caixa d’água.

Não durou muito, porém, a alegria da turma. Num instante o sol se escondeu, o tempo fechou a cara e mandou chuva. Por sorte, a poucos metros dali a igreja estava de portas abertas. Mais que depressa busquei na carroceria a trouxa das minhas roupas enroladas na toalha, e atravessamos a pracinha correndo a buscar refúgio lá dentro, onde eu tratei de me enxugar e vestir a roupa, escondido a um canto, atrás do confessionário. O grosso da turma continuou na água com chuva e tudo. Apenas dois ou três vieram juntar-se a nós na igreja, queixando-se do frio. O aguaceiro passou logo, mas o céu ficou encoberto por aquela nuvenzinha fina e enganadora, através da qual o sol continuava a dardejar sobre os banhistas incautos.

Depois de umas horas de banho, o padre recolheu a tropilha com seu apito e pusemo-nos de volta pra Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Joinville, onde tínhamos almoçado e teríamos o lanche da tarde.

Parece que a querença da casa reanimou o Camões, que não tossiu tanto nem exigiu tanta água. Mesmo assim, chegamos ao seminário já com noite cerrada. Depois mais, já na cama, é que se manifestou o problema. As costas queimadas dos nossos banhistas começaram a arder, fazendo muitos deles passar a noite em claro aos queixumes e gemedeiras. Bem diz o velho ditado: Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza.

Convite: Se você gostou desta minha crônica, do meu estilo de narração, leia as anteriores, mas em ordem cronológica, começando pelas primeiras que foram postadas.