Eleições na Taboca das Beiradas

Começaram as investidas dos candidatos em Taboca das Beiradas. Um lugar bonito de se vê, mas longe de se achar. Se alguém perguntar por que, a resposta vem do nível elevado de corrupção que “dirige” a cidade, os políticos são tão desleais que pagaram fortunas incalculáveis para que os mapas do Brasil e do Estado fossem refeitos sem a localização do lugar. As verbas destinadas a execução de obras são os próprios parlamentares autores dos projetos buscam em seus carros particulares ou aviões fretados com seguranças pagos pelo município. Quando é algo de requerimento do chefe do Executivo a regra é a mesma, outra peculiaridade é a forma de prestar contas, no ato da posse é combinado que todos os comprovantes de prestação de contas serão aceitos e aprovados por unanimidade sem questionamentos. Assim o mesmo grupo político se reveza há mais de cinco décadas, enquanto o mesmo grupo de paupérrimos anda descamisado, desnutrido e desiludido na mesma quantidade de anos. A população nos dias atuais é de 5.420 habitantes sendo eles 70% dos abastados. Entre os pobres o nível de mortalidade materna e infantil gira entorno de absurdos 40%. Infelizmente, os dias mais felizes para estes miseráveis sempre foram os que antecedem as eleições, em cada reunião é churrasco e pinga a vontade, farofa de frango, arroz com pequi, abraços e tapinhas nas costas. Ainda tem a “guerra de camisetas” que veste os maltrapilhos, a cara do Dr. Fulano passando no corpo de um, enquanto Dr. Cicrano desfila no corpo de outro. É implantado um estado de Utopia descarada com uma comunhão hipocritamente burlesca entre “montador e montaria” ou se preferir “bota e bunda” ainda caso queira “Casa Grande e Senzala”. Por ordem deles mesmos e acatado em regime urgente e único pelo Tribunal Regional Eleitoral de Taboca das Beiradas, fica determinado que apenas 02 partidos concorram às eleições, quem ameaçou alguma contenda, fora chamado em sala exclusiva e separada para receber um envelope com timbre federal contendo alguns mil dólares. A arapuca funciona da seguinte maneira, são 10 candidatos a vereador, 05 por um partido e 05 pelo outro, ninguém perde. A cidade é literalmente dividida e metade só pode votar em tal candidato enquanto a outra metade só pode votar no outro candidato. Mas se alguém do lado de lá quiser votar no candidato de cá? A resposta já está armada e costurada com todos os envolvidos, Tem 10 candidatos para 10 vagas, se acaso um deles for tão incompetente a ponto de não obter nem um voto dos eleitores, será eleito com o voto dele mesmo. Fechado a tocaia enquanto o povo abobado pula e dança a “marcha da morte” cantando o hino do seu pretendente para um tempo depois cantar o hino da miséria comendo o pão que o diabo amassou. E o prefeito? Também surgiram dúvidas, se tem apenas 02 partidos e 02 candidatos a prefeito um certamente perderá. Ledo engano meus caros famélicos de justiça, há um pacto entre eles que deixa claro a responsabilidade do ganhador para com o perdedor, que será empossado como chefe de Gabinete e Diretor de Finanças do município. Resumindo, com a união dos dois cargos o perdedor deve receber o mesmo valor do chefe do executivo. A ultima noite antes de raiar o dia das eleições os festejos foram reforçados, ruas foram montadas com mesas intermináveis de comidas e bebidas, funk, sertanejo, brega, gospel e karaokê. O atual prefeito em tom de despedida já que cumprira seu acordo e seus mandatos, instigava as pessoas a comerem e beberem, que todos se divertissem e quem desejasse poderia ir a casa e trazer seus panelões, “Comam, comam, levem para suas casas, encham suas barrigas! Nós não sabemos o dia de amanhã!” Obrigado.