Seguir em frente

Não é tão fácil quanto parece. Seguir em frente não é se alienar, não é fugir da realidade, não é inventar um mundo para se esconder. É, talvez, tomar consciência da triste realidade de um mundo de pessoas ainda em construção, bem no início, quase no caos ou totalmente no caos.

É também tomar consciência que o caos coletivo resulta de nossa situação íntima. De nossa atual miserável situação íntima, de quem ri muito ou chora muito, indo de um extremo ao outro sem quase nunca encontar o equilíbrio. Ou, sem ainda, expressa melhor a realidade, já que temos tempo, ainda não termos encontrado o equilíbrio.

Que não se traduz por apatia, mas por serenidade . É o que nos faz olhar lá embaixo, analisar as consequências, e somente depois pular, se acharmos que vale a pena fazê -lo. É o que nos faz guardar dignidade para suportar as consequências e nos olhar no espelho sem vergonha de escolher um caminho que não serviu.

Seguir em frente significa amadurecer. Desapegar do que não serve e ser generosos para entender que muitas situações somente podem ser nobres se servirem aos dois lados. Não há beleza no egoísmo, não hoje, no estágio evolutivo que atingimos.

Seguir em frente é valorizar o que somos, descobrir e apreciar nosso tesouro íntimo. Mas igualmente saber conviver com nosso lado feio, que todos nós ainda temos. Pois somente a sabedoria é capaz de curar a ignorância.