A Verruga da Bruxa
 
Contos dos Irmãos Grimm, quem não os leu?
 
Histórias para as crianças que  perpetuaram  na literatura a Idade Média e as avós contavam para fazer dormir.
 
E era assim que o menino – pequeno príncipe? – tremia de medo daquela horripilante figura daqueles contos: A Bruxa!
 
Como se não bastasse, a professorinha – tia? Princesa? – contava de forma sonhadora os percalços da Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel... Sonhadora sim, mas com toque de sadismo frisando com entonações teatrais a voz da Bruxa. Fazia questão também de ressaltar a verruga que a personagem malvada tinha ora no queixo ora no nariz ou em ambas as partes do corpo.
 
O menino impressionado se punha na sala de visitas a olhar pela vidraça enquanto todos na sala de estar se reuniam para ouvir a melancólica “avemaria” no rádio e a “Hora do Brasil”. Na rua escura conseguia visualizar com seu fértil imaginário bruxas subindo a longa avenida mal iluminada. A sombra projetada de um telhado na parede do outro prédio só podia ser a casa da bruxa – a sombra era triangular e pontuda como o chapéu de bruxa e por isto, segundo seu raciocínio mirabolante, só podia ser a morada da maléfica também.
 
Assombração? Não, não temia fantasmas. Eram as bruxas com aquelas verrugas que causavam o pavor do menino.
 
Naqueles vultos anônimos que subiam a avenida tentava ver se em seus rostos havia verrugas para distinguir quem era pessoa e quem podia ser a feiticeira.
 
A vida se fez e o menino virou homem. 
Agora não tem mais as bruxas lhe perturbando – somente suas maledicências!
Mas e as verrugas?
Não é que a Ciência explica a verruga das míticas figuras da Bruxa?!
 
As verrugas nada mais são papilas produzidas por um vírus, o HPV que sofrem mutações e podem se instalar em várias partes do corpo, inclusive no ânus ou no útero podendo produzir câncer.
 
Sabe-se hoje que com a expectativa de vida aumentando – o envelhecimento – e a imunidade baixa das pessoas pode haver o aparecimento das verrugas causadas pela multiplicação do vírus no interior das células da pele.
 
Antes de atingir a terceira idade a pessoa pode apresentar tais verrugas relacionadas à plenitude da vida sexual nas mulheres e nos homens. Ou, como o vírus pode ficar anos latentes no organismo, pode aparecer na velhice.
 
Os homens quase sempre são os transmissores do HPV – podendo ou não ter verrugas genitais. As mulheres também transmissoras e receptadoras do vírus correm mais riscos devido ao câncer do colo do útero – que também pode aparecer no ânus de ambos os sexos ou no pênis.
 
A prevenção para se livrar das consequências do HPV é o exame ginecológico, urológico e proctológico. E também tomar as vacinas contra o vírus.
 
Porque senão... Metamorfoses! Senão... Todo príncipe vira sapo. Toda fada, alma penada. Toda princesa, bruxa.


Senão lindo corpo hoje, esqueleto amanhã!


Leonardo Lisbôa
Barbacena, 28/10/2016  
 
 

ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 29/10/2016
Código do texto: T5806817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.